Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Novas Lideranças negras prometem mudar a política no país




 

Em 2018, os(as) brasileiros(as) irão às urnas para decidir o futuro político do país. E, nós do Portal Áfricas, perguntamos o que há de novo sob o sol? Quais motivações têm guiado os jovens brasileiros a entrarem para a política? Quem são os novos políticos que tentam disputar a batalha eleitoral em 2018? O que pensam e com o que estão comprometidos?

Nesta edição especial o Portal Áfricas apresenta o perfil de jovens lideranças que são pré-candidatos ao pleito de 2018! Todos eles são participantes do RenovaBR, um instituto de formação voltado à renovação na política. A iniciativa tem por objetivo capacitar novos talentos com potencial para concorrem a deputados estaduais e federais.




Áfricas – Fale um pouco sobre você.

por Thyago Cezar

Negro, 32 anos, nascido em São Paulo, residente em Bauru-SP, advogado, presidente da coordenadoria dos Direitos Humanos e Sociais do Instituto dos Advogados do Interior Paulista, Mestrando em Ciências da Reabilitação no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais – USP.

Nasci com Fissura Labiopalatina (lábio Leporino), quando tinha 3 anos de idade minha família se mudou à Bauru para que eu pudesse ter meu tratamento com maior qualidade e agilidade diante da proximidade com o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais – USP, carinhosamente chamado de Centrinho.

Recebi alta médica em 2011. Foram 25 anos de tratamento com idas mensais ao hospital, 10 cirurgias, 13 anos fonoterapia intensiva.

Hoje completamente reabilitado, venci a deficiência, e levo meu conhecimento jurídico aos quatro cantos do país, através de congressos, palestras e debates, pregando a necessidade de ampliação de políticas públicas de acessibilidade e inclusão.

Áfricas – O que te motivou a entrar para a política?
Resposta: A palavra “NÃO” me levou à política! Quando eu era pequeno por conta da minha deficiência de fala, diziam: “você não vai falar bem”, depois disseram, “você não será advogado, porque é preto e pobre”, Hoje dizem, “você não entrará na vida pública”, e cada dia que passa, vou provando o contrário! A política é para o preto sim, é para o deficiente sim, é para o pobre sim! E hoje estou aqui, sou um líder RenovaBR e pré candidato à Deputado Estadual.

Áfricas – Mais de 4 mil pessoas de todos os estados se inscreveram no processo seletivo do RenovaBR. Os inscritos passaram por etapas de teste online, vídeos de apresentação pessoal, entrevistas e banca avaliadora com especialistas em gestão pública e política.
Você foi um dos 100 selecionados para ser uma liderança RenovaBR. Como foi o processo seletivo?

Resposta: O processo de seleção foi muito duro e acirrado, acredito que principalmente para nós do Estado de São Paulo, visto que formamos uma das maiores representações numéricas no projeto.
O momento de maior tensão para mim, foi a banca presencial, uma vez que participavam comigo, pessoas de extremo alto nível intelectual e político, pessoas que eu já admirava e que hoje admiro ainda mais. Confesso que por vezes pensei: “O pretinho do interior não terá chances”. Entretanto fomos surpreendidos com a aprovação!

Áfricas – O RenovaBR é uma organização que visa inserir pessoas comprometidas e preparadas na política representativa brasileira. Qual a importância de uma iniciativa dessas para a sociedade?

Resposta: O Brasil vivencia uma das maiores, senão a maior crise institucional e ética de sua recente história. A corrupção assola nossa nação por todas as frentes. Porém, mesmo com toda essa avalanche de falta ética, temos muitas pessoas que corajosamente emprestam seus nomes para enfrentar tamanha adversidade e fazer história no sentido de enfrentar e colidir frontalmente com corrupção e a falta ética. O RenovaBR tem a característica de ressaltar aos olhos da sociedade nomes de pessoas que têm compromisso com a causa brasileira, quebrando assim aquele ditado que todos que trabalham ou querem trabalhar com política são corruptos.

Áfricas – Quais das suas experiências profissionais ou pessoais mais contribuirão para que você se torne um bom representante público?

Resposta: Como advogado, nunca deixei as pautas públicas de lado, sempre me prontificando a atender às demanda da sociedade, buscando interceder seus pleitos aos juízos, promotorias, delegacias etc. Um dos meus atos que mais me orgulho foi o combate à página racista “Eu não mereço mulher preta” (https://www.jcnet.com.br/Geral/2015/02/advogado-move-acao-contra-pagina-racista.html); bem como o protocolo na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) medida cautelar, em forma de denúncia, contra as arbitrariedades de Alckmin na época das ocupações escolares no Estado de São Paulo.
Ser um representante do Povo com mandato eletivo, ampliará ainda mais o trabalho que já vem sendo feito muitos anos antes de eu ter qualquer pretensão política.

Áfricas – Nos últimos anos, vimos um acirramento da polarização partidária, enquanto os problemas estruturais do país continuam sem solução. Quais são suas principais bandeiras e como construir uma ambiente político mais democrático?

Resposta: A polarização política, sem sombra de dúvidas é uma das maiores barreiras contra o avanço de qualquer política pública de qualidade. Entretanto, temos a possibilidade de trabalhar prioritariamente bandeiras que sejam de senso comum à todos como educação, saúde, emprego, dentre outras. Minha principal bandeira é a da saúde pública de qualidade, principalmente voltada à inclusão.
Em relação à inclusão, temos que lembrar sempre que nossa população está envelhecendo à passos largos sem quaisquer medidas que lhes garantam uma vida de qualidade no futuro.

Áfricas – Cada vez mais as pessoas querem se sentir efetivamente representadas na política. Nesse sentido, como você avalia a atuação de movimentos sociais organizados?

Resposta: Movimentos sociais legalmente constituídos ou não, ou seja, com CNPJ ou não, ao meu ver, são o berço político dos mais diversos pleitos, e por isso devem ser ouvidos e respeitados. Hoje percebemos diversos movimentos se formando e se fortalecendo que são contra à causa popular, principalmente contra às causas das minorias, motivo o qual, penso que os movimentos de minorias devem ser fortalecidos, estruturalmente e politicamente para poder fazer frente à esses contra-ataques.

Áfricas – Como combater efetivamente a corrupção na política?

Resposta: O Combate à corrupção deve vir primeiro, através de renovação dos quadros políticos eletivos, bem como através da mudança da cultura do “tudo posso, num dá nada”, ou seja, da impunidade, sendo que a mudança de cultura leva muito mais tempo para ser alcançada. Acredito também que outra forma atroz contra a corrupção seja a fiscalização intensiva principalmente dos membros do legislativo, bem como a proposituras de leis mais severas que tirem dos corruptos essa sensação de blindagem de seus atos.

Áfricas – O uso de ferramentas alternativas de informação (portais, blogs, vlogs, sítios, rádios on-line etc.) aumenta a cada dia. Como evitar que notícias falsas se propaguem nas redes prejudicando a reputação de pessoas? Você teme ser alvo de fake news?

Resposta: Todos que possuem um login estão expostos às fakenews, principalmente àquelas pessoas que emprestam seu nome e história para dar a cara à tapa num possível eleição. Dizer que não tenho medo de ser vítima das fake News, seria uma grande mentira, mas podemos dificultar a aparição delas tenho contato frequente com a população, bem como apresentando com frequência a transparência de nossos atos.

Áfricas – Que mensagem você deixaria para o brasileiro ou brasileira que está preocupado com os rumos da política no nosso país? O Brasil tem jeito?

Resposta: Apesar de nossas visões estarem totalmente embaçadas com tantas notícias hora verdadeiras hora falsas, existem muitas pessoas boas, qualificadas e extremamente empenhadas em desenvolver um bom trabalho à favor da sociedade brasileira. Pesquisem, ouçam muitas propostas, e nunca deixem de acreditar no poder do voto!

Nome: Thyago Cezar

Organização:

Canal no You Tube:

Instagram: www.instagram.com/thyago_cezar
Página no Facebook: www.facebook.com/thycezar

Deixe seu comentário:

Últimas Notícias

Colabore

envie-seu-artigo



gtag('config', 'UA-119164319-1');

 
 

Contato

* Whatsapp | 55 (16) 99790-7987 * portalafricas@hotmail.com

Curta no Facebook

Publicidade