Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

População faz protesto contra o racismo em Shopping na Bahia

Compartilhe:

No último sábado (16), dezenas de pessoas se reuniram no Shopping da Bahia para protestar contra o racismo. O ato teve início na praça de alimentação do terceiro andar, onde houve um debate, discursos e leitura de poemas. Em seguida, todos saíram em marcha pelo shopping, denunciando a perseguição sistemática que os negros sofrem na sociedade sustentada pelo capital.

por Causa Operaria

O motivo principal para o ato ter acontecido foram dois fatos da última semana: a tentativa de assassinato de um ator negro do Bando de Teatro Oldum por um policial e a expulsão de uma criança negra da praça de alimentação do shopping por um segurança. Segundo testemunhas, alguém havia pago a refeição para o garoto de 12 anos, mas este foi impedido de comer pelo segurança.

Durante o ato, os manifestantes gritaram, em coro: “Parem de nos matar!”, “Nossos corpos importam!”; “Não ao racismo midiático!”; Não ao racismo institucional!”. Alem disso, cantaram a música População Magoada, do Ilê Aiyê: “Negro, negra, negrada / A nossa honra tem que ser lavada / Na passeata nossa honra tem que ser lavada / População Magoada a nossa honra tem que ser lavada”.

Embora os acontecimentos tenham motivado o ato, o interesse dos negros em defender seus direitos democráticos faz parte de uma luta centenária. Afinal, mesmo após terem conquistado a abolição de escravidão, no fim do século XIX, a burguesia, principalmente por meio da PM, permanece, incansavelmente, interferindo para que os negros tenham seus direitos nevados.

Deixe seu comentário:

Últimas Notícias

Colabore

envie-seu-artigo



gtag('config', 'UA-119164319-1');

 
 

Contato

* Whatsapp | 55 (16) 99790-7987 * portalafricas@hotmail.com

Curta no Facebook

Publicidade