Exposição 'Vida na Fé – Matriz Africana' no Centro Cultural Correios
No dia 27 de julho, o Centro Cultural Correios no Rio de Janeiro recebe a emocionante exposição 'Vida na Fé – Matriz Africana – edição Bangbala', como parte do Edital Diversidade – Linha Cultura Religiosa – Pró Carioca, apoiado pelos Correios e pela Lei Paulo Gustavo.
A exposição, idealizada pelo Ilê Asé Arutuboigbo e Flor da Luz Participações, celebra a vida e a trajetória de Luiz Angelo da Silva, conhecido como Ogan Bangbala, um dos mais antigos ogans alagbês vivos no Brasil, aos 105 anos de idade. Com curadoria do Babalorixá Professor Anderson Bangbose e da Prof. Ms Elaine Marcelina, e direção de Fábio França, 'Vida na Fé' apresenta fotografias de Milana Trindade.
Segundo Anderson Bangbose, Bangbala desempenhou um papel crucial na formação de grandes terreiros tradicionais no Rio de Janeiro e Salvador, sendo reconhecido nacionalmente com a medalha de Comendador da Ordem do Mérito Cultural pela presidente Dilma Rousseff.
Sinopse da Exposição
A exposição busca resgatar e preservar as tradições, rituais e expressões artísticas das matrizes culturais africanas, destacando sua influência na cultura brasileira. Além das exibições visuais, 'Vida na Fé' inclui performances, atividades educativas e palestras especializadas, oferecendo uma imersão interativa.
A mostra também marca o lançamento do documentário 'Ogan Bangbala', dirigido por Fábio França e Anderson Bangbose, uma ode à vida e à obra deste icônico ogan alagbê.
SERVIÇO:
27 de julho a 28 de setembro
Terça a sábado da 12h às 19h
Local: Centro Cultural Correios
Rua Visconde de Itaboraí 20, Centro, Rio de Janeiro – RJ
Entrada gratuita