Festival de Literatura Negra em Pernambuco Celebra Escritores Negros
O Festival Pernambucano de Literatura Negra (FLIPEN) chega à sua segunda edição, celebrando a literatura negra no sertão de Pernambuco. O evento será realizado no próximo dia 27 de junho, quinta-feira, no auditório da biblioteca da Universidade Vale do São Francisco (UNIVASF), em Petrolina, das 13h às 20h. Com entrada gratuita e aberta ao público, o festival tem patrocínio do Banco do Nordeste, via Lei de Incentivo à Cultura.
“O festival faz parte da luta contra a invisibilidade e o apagamento histórico que recaem sobre escritores e intelectuais negros, combatendo, assim, o racismo estrutural e estruturante presente em nossa sociedade. O evento vai exercer um importante papel na luta antirracista, atuando na promoção de uma representatividade literária tão necessária e urgente”, comenta a jornalista e escritora Jaqueline Fraga, idealizadora do projeto.
Programação do Festival
A programação do FLIPEN 2024 inclui cinco eixos temáticos: poesia, representatividade, jornalismo literário, intelectualidade e mulheres negras na literatura. A primeira mesa do dia, com o historiador Emanuel Lucas e a cantora Raquel Wesley, abordará “Poesia e representatividade”.
Em seguida, o festival traz o tema “Mulheres negras na literatura”, com a participação da escritora Milena Silva e da escritora Ioná Pereira, reconhecida por suas contribuições à literatura brasileira e seu engajamento com temáticas sociais.
O terceiro eixo temático, “Literatura e intelectualidade como instrumentos políticos”, contará com a jornalista Carla Paiva, o professor Guilherme José Ferreira de Araújo e a psicóloga panafricanista Luádia Mabel.
A mesa “Jornalismo literário e literatura de não-ficção” terá a presença do jornalista Jota Menezes, da jornalista Ana Carla Nunes e da jornalista Gislaine Milca.
Lançamentos e Sessões de Autógrafos
O festival também promoverá o lançamento do livro “Pandemia: os reflexos da maior emergência sanitária do planeta em 15 reportagens especiais” de Jaqueline Fraga, e uma sessão de autógrafos coletivos com escritores independentes da região do Vale do São Francisco.
Sarau Literário e Encerramento
Encerrando o evento, um sarau literário celebrará a contribuição dos escritores negros à cultura e à história do Brasil, promovendo a visibilidade e valorização da literatura negra.
Para mais informações, siga os perfis no Instagram @festivaldeliteraturanegra_pe e @negrasouoficial, envie um e-mail para festival@negrasou.com.br ou acesse o site negrasou.com.br/festival.
Serviço
O quê: 2º Festival Pernambucano de Literatura Negra
Quando: Dia 27 de junho, quinta-feira
Onde: Auditório da biblioteca da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina.