Áfricas - A NOSSA agência de noticia preta

Sexta-feira, 08 de Novembro de 2024
Kuenda Kalunga: espetáculo afrodiaspórico estreia em novembro

Eventos 50 Acessos

Kuenda Kalunga: espetáculo afrodiaspórico estreia em novembro

IMPRIMIR

INÍCIO
06/11/2024 14:04
FINAL
06/11/2024 15:04

Espetáculo Kuenda Kalunga estreia em novembro em São Paulo

O N'Kinpa - Núcleo de Culturas Negras e Periféricas apresenta o espetáculo Kuenda Kalunga, Kuenda Njila - É Possível Gargalhar Depois da Travessia?, uma performance colaborativa que estreia em novembro de 2024 em diversas localidades de São Paulo. Com direção de Joice Jane Teixeira, a montagem celebra as culturas afrodiaspóricas e convida o público a participar de um jogo cênico, misturando música e poesia.

Performances gratuitas e acessíveis

O espetáculo será realizado em diferentes locais, com destaque para duas sessões abertas ao público e de acesso gratuito. A primeira acontece no Centro POP de Formação e Capacitação, no bairro Consolação, em 06 de novembro, às 14h. A segunda será realizada na UNA - Unidade de Acolhimento, no Centro Histórico de São Paulo, em 13 de novembro, às 20h. As senhas para as apresentações serão distribuídas no local uma hora antes de cada sessão.

Apresentações restritas e programação em escolas

Além das sessões abertas, algumas apresentações serão realizadas em escolas e fundações. No dia 05 de novembro, o espetáculo será apresentado na EMEF Ana Maria Benetti, com duas sessões às 10h30 e 13h30. No dia 12, será a vez da EMEI Cruz e Sousa, com sessões às 10h e 14h. Outras apresentações ocorrerão em unidades da Fundação CASA, em 19 e 26 de novembro.

Cultura afrodiaspórica em destaque

Inspirado nas filosofias e saberes das culturas afrodiaspóricas, o espetáculo propõe uma reflexão sobre a resistência negra no Brasil. Segundo a diretora Joice Jane Teixeira, Kuenda Kalunga é uma homenagem aos saberes ancestrais que guiam o povo negro em meio às adversidades. A cenografia mistura elementos encantados e tradicionais, como cordas e barcos, transportando o público para um espaço onde passado e presente se conectam.

Projeto e concepção

O espetáculo faz parte do projeto TERREIROS NÔMADES: Macamba Faz Mandinga, contemplado pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. Durante um ano de pesquisa, a Coletiva N'Kinpa trabalhou junto às comunidades das escolas EMEF Ana Maria Benetti e EMEI Cruz e Sousa, compartilhando saberes afrodiaspóricos em um processo colaborativo de criação artística.

Serviço

Espetáculo: Kuenda Kalunga, Kuenda Njila - É Possível Gargalhar Depois da Travessia?
Temporada: 5 a 26 de novembro de 2024
Duração: 80 minutos
Classificação: Livre
Gênero: Musical Negro - Performance Poética
Gratuito (para sessões abertas)

Sessões Abertas:
06/11 - Quarta-feira, às 14h, no Centro POP de Formação e Capacitação - Rua Maria Borba, 15, Consolação - São Paulo/SP.
13/11 - Quarta-feira, às 20h, na UNA - Unidade de Acolhimento - Rua General Carneiro, 175, Parque Dom Pedro II - Centro Histórico de SP.

FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Espetáculo Kuenda Kalunga estreia em novembro em São Paulo (Foto Divulgação)