Áfricas - A NOSSA agência de noticia preta

Segunda-feira, 04 de Dezembro de 2023

ATIVE o sininho 🔔 Ao vivo

Movimento negro

Conselheira 101, em colaboração com a UCLA Anderson Executive Education, amplia conhecimento de mulheres negras em Conselhos Administrativos

Repórter JB
Por Repórter JB
/ 60 acessos
Conselheira 101, em colaboração com a UCLA Anderson Executive Education, amplia conhecimento de mulheres negras em Conselhos Administrativos
Freepik
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

BAIXE agora o APP Áfricas  [ CLIQUE  AQUI ]
Siga nosso NOVO CANAL no WhatsApp 
Siga-nos no Instagram

São Paulo, novembro de 2023 - Com o objetivo de ampliar o conhecimento de mulheres negras e indígenas em cadeiras de conselhos administrativos, o Conselheira 101 atuará como colaboradora do programa ‘C101 - Women in Governance’, da Universidade da Califórnia (UCLA Anderson School of Management), nos Estados Unidos. A formação internacional e de impacto busca desenvolver habilidades, competências e perspectivas necessárias para uma liderança feminina transformadora.

O programa imersivo, que iniciará em março de 2024, apresentará ao longo dos cinco dias conteúdos sobre funções e responsabilidades dos conselhos administrativos; capacidades de persuasão e influência para ser um membro efetivo da direção e estratégias individualizadas para a construção de redes e conexões. Ao final do curso haverá a cerimônia de entrega dos certificados. Ao total, cerca de 40 executivas do Conselheira 101 serão contempladas com um investimento de US$ 6.500,00. 

“A colaboração com o programa  ‘Women in Governance’ representa um grande passo para nós, com certeza, será um período de muito aprendizado e networking com pessoas de outros países. Vimos o interesse do tema de governança crescer na comunidade negra e indígena, mas a jornada de inclusão ainda é muito longa. Vale ressaltar que o Consulado dos Estados Unidos em São Paulo foi essencial para a consolidação desta ação com a UCLA”, comenta Elisângela Almeida, cofundadora do Conselheira 101. 

Publicidade

Leia Também:

O relatório ‘Panorama Mulheres 2023’, realizado pelo Talenses Group e Insper, revela que no Brasil as mulheres representam 21% em conselhos administrativos e 17% em cargos de presidente. Desde o primeiro ano da pesquisa, em 2017, houve um aumento nesse percentual, que era de 10% nos conselhos e 8% como CEOs. Com o recorte racial, essa representatividade reduz ainda mais, segundo o Instituto Ethos, apenas 4,2% dos conselhos administrativos das empresas é composto por mulheres negras.

Desde o início do Conselheira 101, em 2020,  o programa já impactou 105 executivas negras e indígenas, sendo que 47% das participantes conquistaram posições em conselhos e também comitês de assessoramento. Além disso, 50% tiveram, também, relevantes movimentações na carreira executiva. O projeto, sem fins lucrativos, tem o apoio do  Consulado dos Estados Unidos, KPMG, Women Corporate Directors Foundation (WCD), B3, Oliver Press, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e Harpy Eagle.

Sobre o Conselheira 101 

O Conselheira 101 é um programa sem fins lucrativos, que tem por objetivo ampliar o conhecimento de lideranças femininas negras sobre o papel dos Conselhos de Administração e incentivar o networking das participantes com a comunidade de  governança corporativa. Idealizada por um coletivo de mulheres, a iniciativa surgiu de reflexões de diferentes grupos sobre os mesmos temas: como tornar os Conselhos de Administração mais diversos sob a perspectiva étnico-racial e como dar visibilidade a mulheres negras e indígenas que já possuem as qualificações necessárias para ocupar assentos nos Boards.

Comentários:
Repórter JB

Publicado por:

Repórter JB

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais