√Āfricas - A NOSSA ag√™ncia de noticia preta

Terça-feira, 25 de Junho de 2024

Carnaval

Enredo da Imperatriz para 2025 é revelado

Portal Carnaval
Por Portal Carnaval
/ 55 acessos
Enredo da Imperatriz para 2025 é revelado
David J√ļnior
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
M√°ximo 600 caracteres.

BAIXE agora o APP Áfricas  [ CLIQUE  AQUI ]
Siga nosso NOVO CANAL no WhatsApp 
Siga-nos no Instagram

Imperatriz Leopoldinense: Enredo para o Carnaval 2025

ūüéČ A Imperatriz Leopoldinense divulgou na noite de segunda-feira, 20 de maio, a sinopse do enredo para o Carnaval 2025: √ďMI T√öT√ö AO OL√öFON ‚Äď √Āgua fresca para o senhor de If√≥n, do carnavalesco Leandro Vieira. O texto √© uma celebra√ß√£o da sabedoria ancestral e da tradi√ß√£o oral, transformada em uma narrativa carnavalesca rica e envolvente.

Apresentação do Enredo

Leandro Vieira explica que o enredo √© fruto da escuta e da coleta de hist√≥rias de ekedes, babalorix√°s, mogb√°s e ialorix√°s. Essas narrativas, somadas √† imagina√ß√£o do carnavalesco, formam a base para a hist√≥ria de Oxal√°, o senhor de If√≥n, e sua jornada at√© Xang√ī. A saga inclui perip√©cias de Exu e rituais que s√£o realizados at√© hoje em mem√≥ria dessa jornada.

Sinopse: √ďMI T√öT√ö AO OL√öFON

A hist√≥ria se passa em If√≥n, no continente africano, onde Oxal√°, o orix√° da cria√ß√£o, decide visitar Xang√ī, um companheiro e quarto Alafin do trono de Oy√≥. Antes da jornada, Oxal√° consulta o babala√ī de If√≥n, que prev√™ desgra√ßa e ru√≠na. Mesmo assim, Oxal√° insiste em ir, levando consigo apenas roupas brancas e sab√£o da costa, mas sem oferecer o agrado a Exu.

Publicidade

Leia Também:

No caminho, Exu, o guardi√£o dos caminhos, imp√Ķe desafios a Oxal√°, sujando suas vestes com carv√£o, vinho de palma e azeite de dend√™. Oxal√° lava-se e troca de roupa repetidamente, at√© n√£o ter mais mudas. Cansado, ele √© erroneamente preso ao ser confundido com um ladr√£o de cavalos e passa sete anos encarcerado, enquanto o reino de Xang√ī enfrenta ru√≠na.

Xang√ī descobre a injusti√ßa e liberta Oxal√°, ordenando que seus s√ļditos tragam √°gua fresca para banh√°-lo, restaurando sua pureza e o vigor do reino. Esse gesto √© lembrado e repetido at√© hoje em rituais no Brasil, onde √°guas frescas s√£o usadas para banhar o ot√° de Oxal√° em venera√ß√£o.

A Imperatriz Leopoldinense promete um desfile deslumbrante, que levará para a avenida toda a magia, a sabedoria e a beleza dessa rica narrativa. Não perca essa celebração da cultura e da ancestralidade no Carnaval 2025!

BAIXE O APP AQUI para mais detalhes e notícias exclusivas.

 

Coment√°rios: