Sua fonte de notícias

Notícias Gênero

Inclusão na prática: conheça a história de mulheres negras que estão transformando o setor de mineração

A pauta étnico-racial aliada à questão de gênero são destaques no segundo episódio de Mineração Por Elas.

Inclusão na prática: conheça a história de mulheres negras que estão transformando o setor de mineração
Foto: Foto Reprodução
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Imagine ocupar lugares que você sempre sonhou ocupar. Agora, imagine se ver representada por outras mulheres que mostram ao mundo que o seu sonho é possível. No segundo episódio da websérie #MineraçãoPorElas, conhecemos histórias de mulheres negras que estão conquistando seus espaços na mineração, tornando-se referências em seus cargos, em todo o ecossistema da Vale (uma das principais mineradoras do mundo), em seus lares e em toda a sociedade.

O compromisso da Vale em incentivar a inclusão de mulheres em uma área historicamente exercida por homens está ganhando forças nos mais diferentes setores da empresa. E toda voz importa, independentemente da cor, origem, orientação sexual ou qualquer outro fator identitário. “Eu nunca me importei se as pessoas me olhavam atravessado porque eu sou mulher, porque eu sou negra, porque eu sou pequena. Quando eu coloco na minha cabeça ‘eu vou fazer isso’, eu vou fazer!”, é o que diz Josiany Nunes, técnica de Segurança do Trabalho II, na Unidade Tubarão, em Vitória (ES), durante o episódio 2 de #MineraçãoPorElas.

Em entrevista ao Encontro, Josiany comenta sobre como percebe a importância do seu trabalho para a representatividade de mulheres negras na mineração, e compartilha mais sobre a sua experiência dentro da Vale. Assista na íntegra:

 
Elas foram lá e fizeram

Na websérie, Josiany divide espaço com outras mulheres que, assim como ela, estão rompendo com estigmas, estruturas e preconceitos que nada tem a ver com realização e trabalho. Temos a história de Stephanie Almeida, Geóloga de Curto Prazo, que abre o episódio comentando sobre como foi importante ver mulheres negras operando caminhões e coordenando cargos de liderança em seu momento de chegada na Vale, mais especificamente na grandiosa mina Serra Sul, conhecida pelo projeto S11D, em Canaã dos Carajás, no Pará. “Aquilo ali foi o ápice pra mim”, declara Stephanie.

Amanda Lírio, que ingressou na Vale através do Global Trainee Program, encontrou o seu lugar na companhia como Engenheira de Minas na Serra Sul, também em Canaã dos Carajás. Sobre a inclusão em setores como o que ela opera, comenta: “É dar oportunidade para essas mulheres pretas, pardas e indígenas estarem nos lugares que elas podem e devem ocupar”.

No Programa de Trainee 2020/2021 da Vale, foram selecionados 144 profissionais, sendo 95 deles (66% do total) autodeclarados negros/negras (pretos/pretas e pardos/pardas). Dos 144, 98 são mulheres (68%). A empresa também se compromete com a pauta da diversidade a partir de Grupos de Afinidade sobre gênero, étnico-racial e LGBTQIA+, além de aderir ao MOVER (Movimento de Equidade Racial), iniciativa que reúne cerca de 50 empresas que assumiram um compromisso público como agentes de transformação para evoluir coletivamente na jornada antirracista.

 

Mais representatividade, mais possibilidades

Para além da importante ocupação de mulheres negras nesses espaços, se faz necessário olhar para as possibilidades que a representatividade cria para as próximas gerações de mulheres negras. É o que articula Josiany quando relembra um momento muito marcante: “Eu comecei a notar que eu sou um exemplo quando a minha afilhada falou assim: ‘Você é minha inspiração’”.

Nesse mesmo sentido, Amanda conta sobre a sua irmã caçula de cinco anos, que brinca de bonecas imaginando que todas elas trabalham na mineração, usando botas, capacete e atuando na Vale. “Ela pode no futuro não querer virar engenheira de minas e nem atuar em uma área técnica, mas ela já enxerga isso como uma oportunidade”, comenta.

E é assim que uma mulher inspira a outra nessa jornada que valoriza todas e todos a fazerem um trabalho impactante sendo quem são.

FONTE/CRÉDITOS: Por Vale
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )