Sua fonte de notícias

Segunda, 29 de novembro de 2021
MENU

Religião

MuseUmbanda terá destaque na “I Semana da Umbanda de São Gonçalo”, no Rio de Janeiro

o encerramento no dia 20 de novembro será no Teatro Municipal de São Gonçalo com lançamento oficial do site Museumbanda

269
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

 A I Semana da Umbanda de São Gonçalo foi aberta no último dia 11 de novembro, em celebração ao Dia Nacional da Umbanda, comemorado no Brasil em 15 de Novembro. A programação terá atividades nesta terça-feira, dia 16 e encerra no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, quando haverá o lançamento do site MuseUmbanda, no auditório do Teatro Municipal de São Gonçalo, no Rio de Janeiro.

Este ano a primeira edição do evento, que tem a realização da Secretaria de Turismo e Cultura e CMC (Conselho Municipal de Cultura), é marcada por discussões públicas com intelectuais, pesquisadores, sacerdotes, sacerdotisas e sociedade civil em torno do Projeto MuseUmbada, liderado por Fernando Torres, membro do CMC e zelador umbandista da Tenda Espírita São Lázaro do Pita. 

O projeto do MuseUmbada prevê disponibilizar para a sociedade gonçalense e global, uma instituição viva, de patrimonialização da Umbanda, para guarda, proteção e preservação das memórias, com exposições, laboratório para cursos de museologia e biblioteca. Além disso, o equipamento também acolherá temas e documentos sobre intolerância religiosa, com o objetivo de interferir junto ao poder público em campanhas educacionais e de conscientização sobre a importância de resgatar em São Gonçalo seu próprio processo histórico e a relação com a origem da Umbanda no Brasil, uma religião que guarda tradições dos povos que constituíram nossa sociedade, em especial heranças africanas e dos povos originários. 

Logo mais, às 19h haverá a Mesa: “Umbanda, Zelio e São Gonçalo” com a participação de: Professor Rui Aniceto, Professor Luciano Tardock, Professora Camila Fogaça e Professor Pedro Rebelo, acontecerá no Centro Cultural Joaquim Lavoura, Av. Pres. Kennedy, 721 - Centro, São Gonçalo – Entrada Franca. Uma celebração à memória de um dos maiores cidadãos gonçalenses, que foi Vereador em São Gonçalo e tinha na Educação sua bandeira de política pública: Zélio Fernandino de Moraes, considerado o “anunciador” da Umbanda em 1908, no bairro de Neves, considerado por muitos estudiosos o fundador da organização da Umbanda no Mundo.

No dia 20 de novembro  (sábado) de 19h até 21h30 - Mesa: “Lançamento do Site do MuseUmbanda e a Importância de um aparelho museal no combate a Intolerância Religiosa” com a participação de sacerdotes intelectuais umbandistas e candomblecistas: Alexandre Cumino, Claudia Alexandre, Marcelo Frits e José Beniste. O evento acontecerá no Teatro Municipal de São Gonçalo, Rua Dr. Felíciano Sodré, 100 – Centro, São Gonçalo – Entrada Franca.

Em janeiro de 2020, foi criada a “Semana da Umbanda de São Gonçalo”, por iniciativa do vereador Lucas Muniz, atual Secretário de Turismo e Cultura, presidente do Conselho Municipal de Cultura do município, instituída pela lei 1121/2020. O objetivo é oferecer uma programação com eventos de valorização à religião Umbanda, promovendo o respeito e a magnitude das tradições que envolvem o saber ancestral e suas raízes na sociedade gonçalense.

Na abertura da I Semana da Umbanda de São Gonçalo, dia 11,  o evento contou com a mesa de debate,  “As outras Umbandas” com a participação de:  Mãe Flávia Pinto, Pai Junior de Oxossi,  Mãe Ana D´Iemanja e Pai Pablo Santa Clara de Aquino, no Centro Cultural Joaquim Lavoura, com um diálogo entre os líderes religiosos dos diferentes segmentos da Umbanda, pois a umbanda, desde sua anunciação, vem se desenvolvendo em tipos diferentes de culto e influências tanto do espiritismo, quanto do africanismo como influências com catolicismos e tradições indígenas e orientais.

Fonte/Créditos: MuseuUmbanda

Créditos (Imagem de capa): internet

Comentários:

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )