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Sexta-feira, 23 de Maio de 2025

Cultura Preta

Ocupação Espaço O Poste 2025: espetáculo teatral “Àwọn Irúgbin” abre programação

Daniel Lima
Por Daniel Lima
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Ocupação Espaço O Poste 2025: espetáculo teatral “Àwọn Irúgbin” abre programação
Foto: Samuel Santos
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A “Ocupação Espaço O Poste” estreia suas atividades artístico-culturais no ano de 2025 com a realização do espetáculo teatral “Àwọn Irúgbin” (significa sementes, na língua africana yorubá, falada principalmente na Nigéria). São oito apresentações na temporada durante todo o mês de maio, sempre com as sessões às 19h das sextas-feiras e sábados, no Espaço O Poste (Rua do Riachuelo, nº 641, bairro da Boa Vista, centro do Recife). As datas são 09 e 10; 16 e 17; 23 e 24; 30 e 31/05). A entrada por dia custa R$15 (meia) | R$30 (inteira), antecipadamente na internet. 

Conheça o perfil @oposteoficial
 
Àwọn Irúgbin é fruto da “Residência O Postinho”, uma semente plantada há mais de dois anos, entre outras do O Poste Soluções Luminosas, grupo e espaço de teatro por artistas da cultura preta, em atividade desde 2004, com raízes na ancestralidade, comunidade afroindígena e terreiro de matriz africana. Inclusive, esta “Ocupação Espaço O Poste” tem o incentivo público do programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023 - Espaços Artísticos. 

Com produção do núcleo de pesquisa “O Postinho”, para crianças e jovens, e direção geral do pernambucano Samuel Santos, a peça autoral “Àwọn Irúgbin” é encenada por Cecília Chá, Larissa Lira, Sthe Vieira e Thallis Ítalo (elenco). Ela começa acompanhando a história de uma jovem negra que encontra uma Iriti (esperança), e vai em busca de ser ouvida em um mundo que a silencia, descobrindo as referências ancestrais que a fazem falar e não ser mais silenciada. 

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“O espetáculo reúne cenas que interpretam personagens e vivências da negritude em diversos contextos, tocando em pontos como as noites dos bailes charmes, transformação social, identidade racial e visibilidade da mulher negra, com a operação de som e de luz ao vivo, realizada pelo próprio elenco. As histórias se entrelaçam simbolizando ‘sementes ancestrais’ trazidas no corpo negro. É por isso que o núcleo de pesquisa ‘O Postinho’ surge da necessidade de o grupo ‘O Poste Soluções Luminosas’ formar e oportunizar jovens negros e a periferia da Região Metropolitana do Recife, por meio da sua pesquisa ‘O corpo ancestral dentro da cena contemporânea’ e das diversas vivências”, acrescenta Samuel. 

Elenco do Àwọn Irúgbin: Cecília Chá, Larissa Lira, Sthe Vieira e Thallis Ítalo
Foto: Samuel Santos

 

“Àwọn Irúgbin” também fala da história de uma jovem indígena em retomada, que busca seu lugar no mundo, vivendo numa sociedade que apaga sua existência. Durante a jornada, ela compreende que tudo isso é fruto das suas avós indígenas. Há também outra jovem, que traz para a cena as histórias atravessadas pelas energias das mulheres da própria família, exaltando a sabedoria das mais velhas. O espetáculo conclui com um jovem na procura de compreender a cor de sua própria pele e a ancestralidade que carrega, chegando a resposta ao encontrar o caminho das águas.

“O espetáculo tem dramaturgias próprias, vivências e memórias de jovens artistas em residência artística. Cada cena da peça brota da própria vida e da ancestralidade negra. Ela une escrevivências, identidade e força ancestral em cenas”, complementa Samuel Santos, à frente também da preparação performer ancestral e da dramaturgia. 

Àwọn Irúgbin”: significa sementes, na língua africana yorubá, falada principalmente na Nigéria
Foto: Samuel Santos

 

Vale destacar que durante dois anos seis jovens negros/as da Região Metropolitana do Recife vivenciaram uma residência artística no espaço “O Poste”. No local, receberam formação em preparação para a atividade de ator, atriz, voz, corpo, danças afrodiásporicas, história do teatro negro, dramaturgia a partir das escrevivências, formulação de projetos culturais, economia criativa e letramento étnico-racial, com base em referências negras que contribuíram e continuam a colaborar para as práticas antirracistas. 

Também na ficha técnica do espetáculo estão Naná Sodré (preparação corpo ancestral, voz e escrita criativa); Agrinez Melo (preparação poética matricial dos orixás e encantados e coordenação/criação dos figurinos); Darana Nagô (preparação danças diaspóricas); Jeff Vitorino e Matheus Amador (história - teatro negro-africano e performance Bantu); Dudu Silva (fotografias); Daniel Lima (assessoria de imprensa). A produção geral é do O Poste Soluções Luminosas, e a iluminação é assinada pelo próprio elenco. 

Àwọn Irúgbin é fruto da residência "O Postinho”
Foto: Samuel Santos

 

Entre as atividades da Escola O Poste de Antropologia Teatral estão “Tradições da Mata: Cavalo Marinho e Maracatu de Baque Solto na construção do ator”, com Andala Quituche; “O Corpo Ancestral – Práticas de Treinamento Ancestral do grupo O Poste Soluções Luminosas” e “Voz Criativa”, da autoria de Naná Sodré; “Tradição indígena como preparação para o corpo do ator”, com Iara Campos; “Poética Matricial dos Orixás e Encantados” e “A criação do figurino e acessibilidade em perspectiva acessível de retomada”, ambas da autoria de Agrinez Melo; “O Performer Ancestral” e “Dramaturgia”, com Samuel Santos; “Capoeira no jogo do ator”, assinada por Gaby Conde

Escrevivência

As dramaturgias escritas pelos jovens em “Àwọn Irúgbin” surgem a partir do conceito de “Escrevivência”, da escritora Conceição Evaristo, interseccionando com os conceitos de Tempo Espiralar e Encruzilhada, da pós-doutora Leda Maria Martins. Pretende-se, por meio dos textos, trazer  o público para as encruzilhadas que compõem as culturas negras, pois “é preciso a imagem para recuperar a identidade” (Beatriz Nascimento).  

“As dramaturgias criam lugares de protagonismo para jovens negros e indígenas. São cenas, histórias e interpretações de jovens que evocam, através desse corpo-tela espiralar, as suas origens ancestrais, onde passado, presente e futuro se fundem; começo, presente e futuro são presentificados em ‘in-corpo-ações’, como nos terreiros de matrizes africanas e indígenas”, pontua Samuel Santos. 


Ocupação Espaço O Poste - espetáculo teatral “Àwọn Irúgbin”

Datas: 09 e 10; 16 e 17; 23 e 24; 30 e 31/05; sempre às sextas-feiras e aos sábados do mês de maio

Local: Espaço O Poste (rua do Riachuelo, nº 641, bairro da Boa Vista, centro do Recife) - todas as apresentações

Horário: 19h (mesmo horário para as apresentações)

Entrada: R$ 15 (meia) e R$ 30 (inteira) - bit.ly/4k6xGbO 


Ficha técnica

Preparação corpo ancestral, voz e escrita criativa: Naná Sodré
Preparação Poética Matricial dos Orixás e Encantados e coordenação/criação dos figurinos: Agrinez Melo
Preparação performer ancestral, dramaturgia: Samuel Santos 
Preparação danças diaspóricas: Darana Nagô
História (teatro negro-africano e performance Bantu): Jeff Vitorino e Matheus Amador 
Fotografias: Dudu Silva
Iluminação: O elenco 
Direção geral: Samuel Santos 
Elenco: Cecilia Chá, Larissa Lira, Sthe Vieira e Thallis Ítalo
Produção: núcleo O Postinho
Produção geral: O Poste Soluções Luminosas
Assessoria de imprensa: Daniel Lima
Incentivo público: edital da Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023 - Espaços Artísticos.

FONTE/CRÉDITOS: Foto: Samuel Santos
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Daniel Lima

Publicado por:

Daniel Lima

Comunicador social & jornalista. De Caruaru/PE, criado no Recife. Atua com assessoria de imprensa artístico-cultural e atualmente é assessor de imprensa/mídias sociais do Coco Raízes de Arcoverde/PE.

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