Áfricas - Sua fonte de notícias da comunidade negra

Diva partideira Jovelina Pérola Negra foi a homenageada do Google doodle desta 5a feira

Cultura

Diva partideira Jovelina Pérola Negra foi a homenageada do Google doodle desta 5a feira

A sambista que morreu em 2 de novembro de 98 completaria hoje 78 anos

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O tbt de hoje não poderia ser melhor do que lembrar da sambista  Jovelina Farias Belfort, a parideira Jovelina Pérola Negra, que completaria nesta quinta-feira, 21 de julho, 78 anos. A data foi lembrada pelo google, que produziu um doodle  (arte de La Minna) em homenagem a cantora que morreu no dia 2 de novembro de 1998,em decorrência de um infarto fulminante,  no auge do sucesso, aos 54 anos. O talento da ex-pastora do Império Serrano foi descoberto tardiamente, após ela ter passado boa parte da vida como emprega doméstica.

Somente em  1985, Jovelina Pérola Negra, foi convidada a gravar o primeiro álbum da vida dela junto a outros cantores de partido alto e samba: era o “Raça Brasileira”. Um dos outros artistas convidados para a coletânea foi Zeca Pagodinho, com quem Jovelina gravou uma versão histórica de “Bagaço da Laranja”. Outros primeiros sucessos como “Feirinha da Pavuna”  e “Pomba Rolou” também surgiram na voz da sambista nesse primeiro álbum.

A música “Sorriso aberto” de 1988 é um dos maiores sucessos da “partideira da pele mais negra”, como ela mesma definia, que com a potência da sua voz gravou ao todo seis álbuns solos e conquistou um disco de platina tendo contribuído para a consolidação do samba fundo de quintal e do partido alto no país. O primeiro álbum foi “Pérola Negra” (1985),  com mais de 200 mil cópias vendidas. Em seguida foram gravados “Luz do repente” (1987), “Amigos chegados” (1989), “Sangue bom” 1991), “Vou da fé” (1993) e “Samba guerreiro” (1996).  

Jovelina Pérola Negra nos deixou em 1998, enquanto dormia em sua casa, no bairro da Pechincha, em Jacarepaguá, sem realizar o sonho de comprar uma casa própria para seus filhos.

FONTE/CRÉDITOS: Texto: Claudia Alexandre/ Fonte: Notícia Preta
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Divulgação
Comentários:

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )