Áfricas - Sua fonte de notícias da comunidade negra

Sexta, 01 de julho de 2022

Sobre


 Washington Lúcio Andrade

O Áfricas é um portal, um instrumento de conscientização, formação e informação para a comunidade negra e a sociedade mais sensível aos problemas advindos do racismo no Brasil e no mundo.

Observando os mecanismos de comunicação midiática, é patente notar que há uma invisibilidade dos segmentos populacionais negros nos diversos ambientes de produção, transmissão e recepção de mensagens culturais da indústria da mídia. Seja nas telas da TV, nas folhas dos grandes jornais e revistas, seja nos programas radiofônicos ou no mundo virtual do ciberespaço, o povo negro é constantemente deixado à margem dos meios de comunicação.

Objetivo:

Nosso povo não está ausente apenas dos meios de comunicação em geral, mas é, com freqüência, apresentado como um aglomerado de gente que não forma instituições sociais autônomas e organizadas.

É nesse contexto que nasce o projeto Áfricas, cuja proposta inicial é formar e informar aos/as interessados/as do mundo todo da necessidade de tomarmos ciência e consciência sobre a temática racial, o racismo e sobre a cultura negra em geral.
Além de ser um instrumento de informação sobre os grandes temas da atualidade, que dizem respeito tanto aos/as negros/as quanto aos/as não negros/as.

O Portal se propõe a levar aos/as internautas o interesse pela temática racial, de modo que possa ser um mediador e um formador de opinião de um dos grandes problemas enfrentados pela sociedade atual.

A intenção deste Portal é ser - através da comunicação mediada pelo computador e pelo ciberespaço - mais uma ferramenta para discutir e propor soluções para retirar o povo negro brasileiro e de outras regiões do mundo da condição de invisibilidade social, política, econômica e cultural em que se encontra.

Nossa proposta é formar cidadãos cientes e consciências sobre as relações étnico-raciais no Brasil e no mundo, mantendo-os informados, inclusive, sobre a grandiosidade e a riqueza da cultura africana, afro-brasileira e as demais culturas afro-diaspóricas, bem como sobre assuntos que suscitam a discussão da igualdade de oportunidades entre os povos.

Justificativa:

É sabido que através da internet podemos interagir e formular nosso próprio raciocínio sobre determinados assuntos; podemos ouvir o que desejamos; e conversar com qualquer pessoa do globo. A internet é um ponto de convergência de várias mídias (TV, rádio, jornal, etc.), com o diferencial de que cada usuário/espectador é um potencial emissor de mensagens. Através da internet podemos transformar o mundo através do diálogo, trocando opiniões e informações necessárias para anteciparmos reveses e acumularmos vitórias.

Além disso, a comunicação é vital para qualquer pessoa e/ou movimento social porque serve não apenas como um instrumento para proporcionar visibilidade e o convívio social, mas porque a comunicação é um dos principais mecanismos para o exercício do poder, a comunicação é essencial para garantir a existência social de qualquer pessoa ou grupo de pessoas. É por isso que é vital para a comunidade negra mundial a criação de mecanismos que lhes proporciona a produção e a transmissão de mensagens que valorize a tradição, a cultura e as maneiras de ser de cada uma das populações afrodescendentes espalhadas pelo globo.

Acreditamos que a circulação de informação com um recorte étnico-racial, integrada a uma rede de sites e portais interessados em discutir a condição das populações negras em escala planetária, é de extrema importância para desenvolver a comunicação e a solidariedade entre a população afro-diaspóricas.

Assim, este projeto se justifica por ser uma tentativa de disseminação da cultura africana, afro-brasileira e afrodescendente em âmbito mundial, e que será sustentada através de parceiros comprometidos com a transformação da sociedade.

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )