Áfricas - A NOSSA agência de noticia preta

Segunda-feira, 24 de Marco de 2025

Religião

Documentário no Valongo: memória viva

Ricardo Martins
Por Ricardo Martins
/ 126 acessos
Documentário no Valongo: memória viva
© Tomaz Silva/Agência Brasil
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Siga ÁFRICAS NEWS no Youtube

Cais do Valongo celebra Dia da Consciência Negra com documentário

O Cais do Valongo, reconhecido como patrimônio mundial pela Unesco, será palco de uma programação especial no Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. A Defensoria Pública da União (DPU) apresentará o documentário Cais do Valongo: Luta pela Memória e Reconhecimento, no Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN), localizado na Gamboa, zona portuária do Rio de Janeiro.

Programação do evento

A programação terá início às 16h, com uma mesa de abertura seguida pela exibição do documentário. Às 17h, será realizada uma roda de conversa com especialistas e ativistas sobre a importância do Cais do Valongo e da Pequena África como espaços de resistência e memória. O público também poderá interagir com os conferencistas após as discussões.

Importância histórica do Cais do Valongo

O Cais do Valongo foi o maior porto de entrada de africanos escravizados nas Américas entre 1775 e 1830, e atualmente preserva mais de 510 mil artefatos que testemunham a diversidade cultural e a resistência dos povos africanos. Desde 2017, o local é reconhecido como um marco mundial da memória afro-brasileira.

Publicidade

Leia Também:

Avanços e ações de preservação

Além do reconhecimento cultural, projetos como o PL 4.894/2020, que propõe a criação do Museu da História da Escravidão e da Consciência Negra, buscam valorizar ainda mais esse patrimônio. A DPU e o Ministério Público Federal também atuam na proteção do sítio arqueológico, reforçando seu papel como símbolo de luta e memória.

O evento é aberto ao público e gratuito, convidando a todos para refletir e conhecer mais sobre a história e a resistência afro-brasileira no Brasil.

Comentários:
Ricardo Martins

Publicado por:

Ricardo Martins

Jornalista

Saiba Mais