Siga ÁFRICAS NEWS no Youtube
Investigação da PF sobre Preservação do Quilombo Saracura nas Obras do Metrô de São Paulo
A Polícia Federal anunciou a abertura de um inquérito para investigar a preservação do Sítio Arqueológico Saracura, descoberto em 2022 durante as obras da Estação Saracura/14 Bis da Linha Laranja do Metrô de São Paulo. O local contem vestígios do Quilombo Saracura.
As escavações, que foram paralisadas por determinação do Iphan entre março e julho, agora estão sob escrutínio devido a ações consideradas em desacordo com as normas de preservação do sítio.
Controvérsias e Irregularidades
O Sítio Arqueológico Saracura foi encontrado em abril de 2022, levantando questões sobre a preservação adequada do patrimônio histórico. A futura estação de metrô está situada onde existiu por 50 anos a escola de samba Vai-Vai, fundada por descendentes do quilombo.
Documentos indicam que, em 2020, a concessionária Move São Paulo solicitou a dispensa de estudos arqueológicos prévios nos locais do Bixiga e da Liberdade, contrariando o padrão do restante da Linha Laranja.
Posição da Concessionária
A Linha Uni, atual responsável pelas obras, afirma que as atividades no sítio arqueológico continuam seguindo rigorosamente as determinações do Iphan. Todas as medidas necessárias para a integridade do patrimônio arqueológico foram tomadas, segundo a concessionária.
Comentários: