Espaço para comunicar erros nesta postagem
O cantor, compositor e mestre de capoeira Marquim D’Morais realiza três apresentações gratuitas do espetáculo musical “Muita estrada e pouco chão” no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte. Os shows acontecem nos dias 13 de setembro, 18 de outubro e 24 de outubro, sempre às 15h. O projeto celebra mais de 25 anos de trajetória artística com um repertório repleto de canções autorais e participações especiais.
Repertório e representatividade periférica
Com uma bagagem que ultrapassa 500 composições, o artista reúne no palco cerca de 20 canções que transitam por vertentes como samba, reggae, RAP, funk, MPB e cantigas de capoeira. O público poderá conferir faixas de seus álbuns, como “Do Alto do Morro”, “Nas Estradas” e “Ritmo é Poesia”, além de trabalhos inéditos e intervenções poéticas declamadas ao longo da apresentação.
Para reforçar a proposta de construção coletiva da memória cultural, Marquim convidou nomes de destaque da cena independente para realizarem a abertura das apresentações:
- As Pandeiristas: coletivo que ocupa espaços públicos com rodas de pandeiro para ensinar e empoderar mulheres;
- Ohana: MC, cantora e compositora da Região Metropolitana de Belo Horizonte;
- Coletivo Avoante: grupo focado na promoção da literatura periférica e poesia marginal.
Reflexão sobre os processos da arte independente
O título do projeto reflete os desafios vivenciados por artistas periféricos na busca por espaço e reconhecimento. Inspirado no conceito africano de Sankofa, Marquim D’Morais busca resgatar suas raízes para projetar o futuro de sua produção cultural. O artista destaca a importância de levar mensagens de paz, esperança e respeito às diferenças para a sua comunidade de origem.
Com classificação livre, todas as sessões terão acessibilidade garantida por meio de tradução em Libras. A iniciativa conta com o financiamento do Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte, sob o número de projeto 0794/2025.
Serviço das apresentações
Confira o cronograma completo dos shows gratuitos no Aglomerado da Serra:
- 13/09 (Domingo, às 15h): Horta Comunitária Cantinho da Fazenda (Rua Mangabeira da Serra, ao lado do nº 370);
- 18/10 (Domingo, às 15h): Kilombo Manzo (Rua São Tiago, nº 216, Santa Efigênia);
- 24/10 (Sábado, às 15h): Espaço Mulheres da Quebrada (Rua Carlos Etiene de Castro, nº 32, Serra).
Publicado por:
Camila de Ávila
Camila de Ávila é mulher preta, jornalista cultural e assessora de imprensa especializada em cultura. Lê e escreve resenhas sobre peças, shows, espetáculos de dança, livros, discos, exposições e rodas de samba.
Nossas notícias
no celular
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se