Espaço para comunicar erros nesta postagem
O cantor, compositor, mestre de capoeira e arte-educador Marquim D’Morais realiza três apresentações gratuitas do show Muita estrada e pouco chão no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte. Os eventos acontecem em dias de domingo e sábado, sempre às 15h, levando ao público cerca de 20 canções que marcam sua trajetória artística de mais de 25 anos, incluindo clássicos como Do Alto do Morro, Nas Estradas e Ritmo é Poesia.
Resgate de raízes e trajetória periférica
Nascido e criado no Aglomerado da Serra, na rua Ritmo, Marquim D’Morais define o projeto como uma ponte entre o passado e o futuro, inspirando-se no conceito africano de Sankofa. O nome do espetáculo reflete a realidade dos artistas marginalizados: uma longa caminhada percorrida com poucos recursos, mas repleta de identidade cultural.
O repertório do projeto transita por diversos gêneros musicais, refletindo a pluralidade de sua obra que já soma mais de 500 composições:
- Cantigas de capoeira
- Samba e reggae
- RAP e Funk
- Baladas e MPB
Artistas convidados e coletividade
Cada uma das apresentações contará com a abertura de coletivos e artistas da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A iniciativa busca fortalecer a memória coletiva e valorizar nomes fundamentais da cena local:
- As Pandeiristas: Coletivo que ocupa praças com rodas de pandeiro.
- Ohana: MC, cantora e compositora.
- Coletivo Avoante: Promotor da poesia marginal e literatura periférica.
O espetáculo também é costurado por poesias autorais e performances que dialogam diretamente com a plateia, transformando cada apresentação em uma experiência única de esperança, paz e reflexão.
Serviço das apresentações
Todas as datas contam com classificação livre e tradução em Libras, viabilizadas com recursos do Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte (projeto nº 0794/2025):
- 13/9 (Domingo, 15h): Horta Comunitária Cantinho da Fazenda (Rua Mangabeira da Serra, ao lado do nº 370).
- 18/10 (Domingo, 15h): Kilombo Manzo (Rua São Tiago, nº 216, Santa Efigênia).
- 24/10 (Sábado, 15h): Espaço Mulheres da Quebrada (Rua Carlos Etiene de Castro, 32, Serra).
Nossas notícias
no celular
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se