Áfricas - A NOSSA agência de noticia preta

Terça-feira, 25 de Junho de 2024

Negras e Negros

Reflexões de Roberta Garcia Sobre a Visita de Lula a São Leopoldo e o Racismo Ambiental

Redação .
Por Redação .
/ 56 acessos
Reflexões de Roberta Garcia Sobre a Visita de Lula a São Leopoldo e o Racismo Ambiental
Roberta Garcia | Foto Erika Herdy
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

BAIXE agora o APP Áfricas  [ CLIQUE  AQUI ]
Siga nosso NOVO CANAL no WhatsApp 
Siga-nos no Instagram

Roberta Garcia Comenta a Visita de Lula a São Leopoldo e o Racismo Ambiental

Durante sua visita em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, o presidente Lula expressou surpresa ao descobrir que o estado tinha tantas pessoas negras. Ele mencionou que essa constatação veio ao assistir a programas de TV que mostraram a tragédia climática na região. A primeira-dama, Rosângela da Silva (Janja), explicou ao presidente que essas pessoas são as mais pobres e vivem em áreas mais vulneráveis a esse tipo de tragédia.

Comentando sobre a fala do presidente, a jornalista Roberta Garcia declarou: "Fiquei confusa quando vi os aplausos após a fala, e espero que seja pelo motivo principal, porque o presidente Lula está falando sobre uma coisa muito importante, mas que também existe um negacionismo quando a gente fala em racismo ambiental. Ou seja, traduzindo aqui, a gente está falando que, em áreas mais pobres, a maioria da população é negra. Então, significa e fica muito claro e evidente, que onde há mais brancos, ou seja, não há presença das pessoas negras, há mais investimento e olhos do estado em políticas públicas. Não ver dessa forma é naturalizar que as pessoas negras vivam no pior e que elas, sim, são as mais vulneráveis."

Contexto Demográfico

O Rio Grande do Sul tem quase 710 mil pessoas que se autodeclaram pretas e 1,6 milhão que se autodeclaram pardas, representando cerca de 20% da população local.

Publicidade

Leia Também:

Sobre Roberta Garcia

Com mais de 20 anos de experiência, Roberta Garcia é jornalista e apresentadora do Instituto Conhecimento Liberta (ICL). A comunicadora foi reconhecida como a 4ª Jornalista Negra mais Admirada do Brasil no final de 2023.

BAIXE O APP e acompanhe todas as novidades sobre as questões sociais e ambientais no Brasil!

Comentários:
Redação .

Publicado por:

Redação .

Saiba Mais