Áfricas - A NOSSA agência de noticia preta

Terça-feira, 15 de Julho de 2025
SAMBISTA IMORTAL: Cláudia Alexandre une samba e religiões afro-brasileiras

Mulher Negra 169 Acessos

SAMBISTA IMORTAL: Cláudia Alexandre une samba e religiões afro-brasileiras

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Baixe nosso APP: Google Play e App Store

Cláudia Alexandre: Sambista Imortal e pesquisadora das raízes afro-brasileiras

Nova integrante da Academia Brasileira de Artes Carnavalescas

A jornalista, escritora e pesquisadora Cláudia Alexandre, recentemente se tornou membro da Academia Brasileira de Artes Carnavalescas. Reconhecida por sua pesquisa sobre a relação entre o samba e as religiões afro-brasileiras, Cláudia tem uma carreira dedicada a desvendar as conexões profundas entre essa expressão cultural e as tradições africanas.

Estudos sobre a espiritualidade no samba

Com uma sólida formação em Comunicação Social e um doutorado em Ciência da Religião, Cláudia Alexandre se destaca por sua análise das influências religiosas no samba. Ela explora como os orixás e divindades africanas permeiam letras, ritos e símbolos das escolas de samba, ressaltando a importância espiritual no processo de construção dessa identidade cultural. Seus trabalhos são referência para pesquisadores e apaixonados pelo samba, oferecendo uma visão detalhada das camadas religiosas presentes nessa arte. 

"Ter minha trajetória reconhecida no meu lugar de atuação é indescritível. São quase 30 anos de carreira dedicados a esses patrimônios que são os sambas, as Escolas de Samba e a cultura dos terreiros. Neles estão histórias e pessoas que me ajudaram a construir a minha identidade e alcançar esse nível de reconhecimento em relação ao meu trabalho. Agradeço aos meus mestres e minhas mestras, em especial ao saudoso radialista paulistano e sambista, Evaristo de Carvalho, que me ensinou a exercer minha profissão com propósito ancestral. Ser uma imortal era algo que eu não esperava, ainda mais indicada por essa figura maravilhosa e representativa como o mestre Milton Cunha, que está unindo grandes referências, projetos e patrimônios em uma única entidade. A Academia Brasileira de Artes Carnavalescas vem para nos ajudar a defender o maior símbolo da identidade nacional cultural do Brasil, valorizando quem vive dele e para ele, viva  o carnaval brasileiro!", disse Cláudia.

Publicidade

Leia Também:

Divulgação da cultura afro-brasileira e participação ativa na mídia

Além de suas pesquisas acadêmicas, Cláudia Alexandre é uma comunicadora talentosa. Ela participa de programas de rádio e televisão, onde compartilha seus conhecimentos sobre a cultura afro-brasileira e o samba, sempre destacando a importância de preservar e valorizar essas tradições. Agora, como integrante da Academia Brasileira de Artes Carnavalescas, ela continua a ser uma voz ativa na promoção e defesa das raízes culturais africanas no Brasil. 

FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Cláudia Alexandre: Sambista Imortal e pesquisadora das raízes afro-brasileiras (Foto: Divulgação)
Comentários:
Larissa Mariano

Publicado por:

Larissa Mariano

Jornalista

Saiba Mais