Siga ÁFRICAS NEWS no Youtube
Em sua segunda edição, o Curto Circuito das Artes, em Salvador (BA), aposta no lúdico para abordar temas como identidade e ancestralidade em espetáculos direcionados ao público infantojuvenil. Quem vai ocupar os palcos dos espaços Boca de Brasa de Valéria, Cajazeiras e Sesi Casa Branca com esse intuito é o coletivo baiano Bonde da Calu (@calubrincante), que apresentará dois espetáculos de teatro a partir deste sábado, dia 8 de fevereiro.
O Bonde da Calu é coordenado pela atriz e escritora Cássia Valle, que também criou o coletivo, e dedica-se a projetos culturais que valorizam a identidade negra, com foco em crianças e adolescentes. “Nosso objetivo é engajar não só as crianças, mas também pais, responsáveis, agentes públicos e instituições educativas, promovendo conteúdos afirmativos e identitários que dialoguem com a autoestima de crianças negras”, explica a coordenadora. “Acreditamos que oferecer histórias, arte e vivências que reflitam suas origens e suas potências é um passo essencial para combater o racismo desde cedo e empoderar uma nova geração.”
Tardes Pretinhas
Dois espetáculos serão apresentados pelo Bonde da Calu nos próximos dois fins de semana. Em “Sarauzinho da Calu”, vencedor do Prêmio Braskem de Teatro 2020 na categoria espetáculo infantojuvenil, a criançada vai conhecer as histórias que uma menina negra escreve em seu bloquinho e seu universo alternativo cheio de símbolos da cultura afro-brasileira.
Já “A Casa Encantada” faz uma homenagem ao circo, ao mesmo tempo em que discute a importância de cada um se reconhecer nos pequenos detalhes do mundo e na construção da própria identidade.
Oficinas
Além do teatro, Bonde da Calu oferecerá também atividades formativas para crianças de 5 a 10 anos de idade: contação de histórias e oficina de escrita criativa, com Cássia Vale, e oficina de musicalização, com o diretor musical do grupo, Cell Dantas. Com produção executiva da produtora cultural Clésia Nogueira e das arte-educadoras Lucila Laura e Kelly Ribeiro, as oficinas proporcionarão noções de ritmos e de instrumentos musicais, além de estimularem a concentração e a criatividade.
O Curto Circuito das Artes é realizado pela Fundação Gregório de Mattos, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a Prefeitura de Salvador e a Funarte (Ministério da Cultura). Toda a programação do evento é gratuita.
Comentários: