Espaço para comunicar erros nesta postagem
Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰
A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) confirmou a realização da XIX Semana da Consciência Negra de Tocantinópolis (SECONE). O evento acadêmico ocorrerá entre 16 e 19 de novembro de 2026, sob a organização do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares da África, dos Afro-brasileiros e Indígenas (NEAFI).
As atividades ficam sob a coordenação da professora Silene Ferreira Claro. A programação debate o tema “Consciência Negra e democracia: resistência, direitos e construção de futuros”, propondo reflexões sobre as lutas históricas da população negra.
A SECONE consolida-se como um espaço de diálogo para o enfrentamento aos racismos. O encontro reforça o papel essencial das universidades públicas na promoção de uma educação antirracista e na defesa intransigente dos direitos humanos.
Estudantes e pesquisadores debaterão as relações entre igualdade racial e o fortalecimento democr&atild;o. A iniciativa busca incentivar práticas voltadas à superação das desigualdades estruturais presentes na sociedade atual.
O evento também fomenta a aplicação prática das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008. Tais normas garantem a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena na rede básica de ensino.
Ao aproximar ensino, pesquisa e extensão, a SECONE integra a agenda institucional da UFNT em favor da diversidade e da inclusão na região.
Nossas notícias
no celular
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se