Áfricas - A NOSSA agência de noticia preta

Terça-feira, 15 de Julho de 2025
5º CineFestival Internacional de Ecoperformance exibe filmes de 26 países

Filmes+Séries+TV 120 Acessos

5º CineFestival Internacional de Ecoperformance exibe filmes de 26 países

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Baixe nosso APP: Google Play e App Store

Cinema Negro em Foco no V CineFestival Internacional de Ecoperformance em São Paulo

O cinema negro ganha destaque no V CineFestival Internacional de Ecoperformance, que exibirá 44 filmes em curta-metragem, oriundos de 26 países. A edição de São Paulo do festival ocorrerá de 27 a 29 de junho, no renomado Cine Satyros Bijou, com entrada gratuita. A diáspora afro estará proeminentemente presente, seja no protagonismo das narrativas, na temática abordada ou entre os próprios artistas realizadores dos curtas. Um exemplo notável é o ator português nascido em Guiné-Bissau, Welket Bungué, que participa com dois filmes: na direção de "Latitude Fénix" e atuando em "Fuga".

Ecologia, Ancestralidade e Novas Linguagens no Cinema

Na interseção entre cinema, artes performativas e ecologia, esta 5ª edição do festival se apresenta como uma resposta artística aos desafios ecopolíticos do século 21. O tema central aborda as complexas relações entre meio ambiente, corpo, ancestralidade e memória. A seleção de filmes foi cuidadosamente curada para promover obras que dialogam tanto com as artes performativas e visuais tradicionais (como dança, teatro, canto, música e escultura) quanto com as novas ferramentas digitais.

Além das edições regionais presenciais, o festival também oferecerá uma exibição online dos filmes entre 4 e 6 de julho, com acesso livre pelo canal do YouTube do IEFF (International Ecoperformance Film Festival). Nesse mesmo período, serão anunciados os filmes vencedores desta edição.

Publicidade

Leia Também:

Cinema que Transforma e Desafia Paradigmas

O V CineFestival Internacional de Ecoperformance destaca curtas-metragens de artistas interdisciplinares que investigam os temas propostos nesta edição em paisagens naturais, urbanas e virtuais. As produções selecionadas visam superar paradigmas antropocêntricos de performance e cinematografia, chamando a atenção para temas vitais como os perigos da exploração, destruição e extinção de ambientes naturais e socioculturais. É uma mostra de cultura e movimento negro, que busca ampliar a discussão sobre a questão ambiental e social.

O festival possui um formato itinerante e, em 2025, circula por sete cidades no Brasil (Brasília, Goiânia e São Paulo), Argentina (Alta Gracia, Córdoba, Pinamar) e Romênia (Petroșani). A temporada ocorre entre 6 de junho e 6 de julho, em cooperação com diversas instituições culturais e universidades.

“Celebramos seu quinto aniversário, com o CineFestival Internacional de Ecoperformance se consolidando como uma referência de cinema poético que aborda ameaças urgentes às condições de existência no planeta Terra, ao mesmo tempo em que celebra a beleza e a intensidade da vida. São perspectivas artísticas únicas e variadas, com participação significativa de artistas afro-diaspóricos, indígenas, feministas e queer, que exploram as tensões entre natureza e civilização. Convidamos o público a uma jornada cinematográfica transcultural que leva você da Amazônia aos Andes e do Ártico à Aotearoa (Nova Zelândia)”, compartilham Maura Baiocchi e Wolfgang Pannek, diretores do IEFF.

A curadoria do Festival, assinada por Maura Baiocchi e Mônica Bernardes, selecionou os 44 curtas-metragens de artistas realizadores de 26 países, incluindo produções da Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Cazaquistão, Chile, Cingapura, Costa Rica, Estônia, EUA, Filipinas, França, Guiné-Bissau, Honduras, Índia, Indonésia, Irã, Irlanda, Noruega, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, São Tomé e Príncipe e da Suíça.

O CineFestival Internacional de Ecoperformance combina consciência ambiental com cinema, buscando promover uma conexão profunda entre arte e natureza. Cada filme é cuidadosamente selecionado para inspirar e provocar reflexão sobre nosso papel no planeta.

A edição São Paulo do V IEFF tem parceria do Cine Satyros Bijou e é uma realização da Transcultura Projetos Artísticos e Taanteatro Companhia.

Serviço: V CineFestival Internacional de Ecoperformance - Edição São Paulo

  • Data: 27 a 29 de junho de 2025
  • Horário: 21h às 23h na sexta-feira; 14h às 18h no sábado e domingo.
  • Local: Cine Satyros Bijou
  • Endereço: Praça Franklin Roosevelt, 172 - Consolação, São Paulo
  • Capacidade: 77 lugares por sessão
  • Classificação indicativa: a partir de 12 anos (apenas a sessão 1: 18 anos)
  • Ingressos: entrada gratuita
  • Site: https://www.ecoperformance.art.br
  • Redes sociais: @ecoperformancefestival

Programação:

  • 27 de junho (Sexta-feira): 21h às 23h - Sessão 1 (abertura)
  • 28 de junho (Sábado): 14h às 18h - Sessões 2, 3, 4 e 5
  • 29 de junho (Domingo): 14h às 18h - Sessões 6, 7, 8 e 9

 

FONTE/CRÉDITOS: https://www.ecoperformance.art.br
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): V IEFF em São Paulo: Curta "Desert" e Welket Bungué em destaque. - Cena do filme Fuga, com Welket Bungué
Comentários:
Cais, Comunicação e Cultura

Publicado por:

Cais, Comunicação e Cultura

Tatiana Pugliesi Cais, Comunicação e Cultura

Saiba Mais