Siga ÁFRICAS NEWS no Youtube
Seleções e aula aberta conduzem as ações em outubro da titularidade da escritora Conceição Evaristo na da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, iniciativa realizada em parceria pelo Itaú Cultural e o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP). Na primeira delas, a iniciativa recebe inscrições de interessados em atuar junto à catedrática por um período de 12 meses. Na segunda, a cátedra transmite ao vivo e on-line aula do curso que teve inscrições esgotadas, e que, assim como a seleção, tem como fio condutor o conceito criado pela escritora a respeito da escrita do cotidiano.
Bolsas
Estão abertos dois editais para interessados em desenvolver projeto em colaboração com a escritora Conceição Evaristo nesta titularidade da Cátedra Olavo Setubal.
Um deles é para pesquisadores de pós-doutorado, que recebe inscrições até às 18h do dia 24 de outubro (segunda-feira). Os interessados devem se inscrever por meio de formulário on-line (segue o link abaixo, no serviço), e a lista de aprovados para entrevista será divulgada no dia 4 de novembro, pelo site do IEA/USP http://www.iea.usp.br.
Sob supervisão de Martin Grossmann, coordenador acadêmico da cátedra, a pesquisa busca contribuir para a titularidade da escritora, e também para a construção de produto teórico relacionado à "escrevivência", conceituo criado por Conceição para referir-se à escrita que nasce do cotidiano, das lembranças, das experiências de vida dela, das mulheres negras e do povo afro-brasileiro em geral. Os interessados devem ter título de doutor em literatura, teoria da literatura, linguística, psicologia, educação, história, estudos culturais, direitos humanos ou áreas afins. Devem, ainda, comprovar desempenho acadêmico e produção científica relacionados à temática negra.
O resultado final da seleção será divulgado no dia 11 de novembro, e o início da pesquisa e de vigência da bolsa acontecerá a partir de 1 de dezembro. Será escolhido apenas um candidato, que receberá uma bolsa de R$ 8.479,20, por um período de 12 meses.
Já graduandos graduação em Letras, Psicologia, História, Ciências Sociais, Filosofia, Geografia ou áreas afins têm até o dia 31 deste mês para se candidatarem à bolsa de atuação com a escritora Conceição Evaristo. Para este trabalho em conjunto, o selecionado deverá dedicar 15 horas semanais e receberá R$ 750 por 12 meses, a partir do dia 1° de dezembro.
Serão selecionados três candidatos. A lista dos selecionados para a etapa de entrevistas será divulgada no dia 14 de novembro, e o resultado final está previsto para o dia 28 de novembro, também por http://www.iea.usp.br.
Aula aberta
Também no dia 24 (segunda-feira) tem transmissão ao vivo, pelo site http://www.iea.usp.br/aovivo, de aula do curso de difusão Escrevivência e Educação Literária, dentro das ações da titularidade de Conceição Evaristo na Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência.
Voltada a professores em atividade do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, prioritariamente da rede pública de ensino, a ação teve uma grande procura, o que levou a cátedra a transmitir a atividade virtualmente, para que interessados também possam acompanhar. No entanto, apenas os inscritos para as 450 vagas disponibilizadas inicialmente poderão interagir diretamente com a catedrática e com os convidados, e receber certificado ao final do curso, se tiverem frequência mínima de 75%.
O curso Escrevivência e Educação Literária se baseia no reconhecimento do processo de escrevivência como prática pedagógica. Ao proporcionar ao aluno a experiência de se tornar sujeito autoral de sua própria história, Conceição Evaristo busca o movimento de olhar para si de forma ampliada, colocando o sujeito individual em altitude de compreensão e de assunção de sua história coletiva e ancestral.
Na aula Para Quem Vou Cantar em Cordel, transmitida no dia 24, Conceição divide a fala com a conferencista cearense Jarid Arraes, escritora, cordelista e poeta, e com as debatedoras Mara Evaristo, professora da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e coordenadora do Núcleo de Relações Étnico-Raciais na Gerência de coordenação da Política Educacional, e Ana Paula Magalhães Tacconi, professora associada da Universidade de São Paulo e coordenadora do Laboratório de Estudos e de Produção de Textos (Labora) relacionados ao pensamento e à cultura na Idade Média. A moderação é de Ludmilla Lis, Mestra em Relações Étnico-Raciais pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET RJ.
Sobre a cátedra
A Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência é uma parceria entre o Itaú Cultural e o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP). Desde 2016, a iniciativa abre espaço para a discussão e a promoção de atividades voltadas para o cenário das artes – com foco na gestão cultural.
A cátedra elege a cada ano um titular para orientar as atividades. Em 2016, o cargo foi ocupado pelo diplomata Sérgio Paulo Rouanet, sucedido após um ano por Ricardo Ohtake, diretor do Instituto Tomie Ohtake. Em 2018, quem assumiu a posição foi a educadora e ativista social Eliana Sousa Silva, diretora-fundadora da Redes da Maré, e no ano seguinte o curador e crítico de arte Paulo Herkenhoff e da bioquímica e professora Helena Nader, numa titularidade conjunta.
A escritora Conceição Evaristo é a nova titular, após a atuação do antropólogo argentino Néstor García Canclini, que estava à frente da cátedra desde 2020.
SERVIÇO
Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, parceria entre o Itaú Cultural e o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP)
Edital de pós-doutorados para trabalho com a titular Conceição Evaristo
Inscrições até às 18h do dia 24 de outubro (segunda-feira)
Pelo link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScb-IvNoiOBf5BLq6M4b-D8es8HIo6Z3dLv6NGPzG8HMMpHeg/viewform
Edital de graduandos para trabalho com a titular Conceição Evaristo
Inscrições até dia 31 de outubro (segunda-feira)
Pelo link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdYqKkqajJMa-DEVjxdupKyTlWF2w2DJ9IEXoTqmDK_5Tnz_A/formrestricted
Curso de Difusão Escrevivência e Educação Literária
Aula Para quem vou cantar em cordel
Dia 24 de outubro (segunda-feira), às 16h
Com Conceição Evaristo. Conferencista: Jarid Arraes. Debatedoras: Mara Evaristo e Ana Paula Tavares Magalhães Tacconi, convidada da Cátedra de Educação Básica.
Moderadora: Ludmilla Lis
Transmissão ao vivo pelo site do IEA/USP http://www.iea.usp.br/aovivo
Comentários: