Áfricas - Sua fonte de notícias da comunidade negra

Sexta, 01 de julho de 2022

Negras e Negros

Djamila Ribeiro - Feminismo e antirracismo: filosofia política

Djamila Ribeiro é uma grande pensadora e activista brasileira a favor da igualdade racial como factor de democratização.

72
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
Djamila Ribeiro é uma grande pensadora e activista brasileira a favor da igualdade racial como factor de democratização. Com vários livros publicados, um dos quais "O Lugar de Fala", ela traz para a reflexão, com uma abordagem filosófica e politica, a questão do racismo e do feminismo negro no contexto patriarcal em que a voz da mulher conta pouco e a da mulher negra ainda menos. Uma situação insustentável a que o Movimento Negro vem procurando pôr remédio, agora também com o seu contributo.
 

Tem pouco mais de 40 anos, mas Djamila Ribeiro já é uma das pensadoras mais conhecidas no mundo da luta por um Brasil igualitário, sem racismo, em que os negros e, de modo particular, as negras tenham direito à fala, a narrar em primeira pessoa as suas vicissitudes, a fazer com que tenham peso nas decisões e que possam contribuir para mudar a sociedade toda para melhor. 

Os seus vários livros, alguns já traduzidos em diversas línguas, assim como as suas numerosas intervenções nos media tradicionais e modernos não deixam margens para dúvidas de que a análise da questão racial e da mulher negra tem de ser interseccional a vários outros aspetos de discriminações e desigualdades sociais, caso contrário não se chegará a compreender a sua complexidade histórica e social e a soluções transformadoras e duradouras. 

Se por um lado esta é a luta que as mulheres negras (no caso específico) vêm travando desde há muito, a começar por Sejourner Truth, por outro a sociedade branca ainda não assumiu plenamente a sua responsabilidade nessa luta pela transformação. 

É essa responsabilidade, esse reconhecer que privilégios não são direitos, que Djamila Ribeiro chama também em causa numa luta que deve ser comum e que em espírito de ética e justiça poderá beneficiar a todos. 

A crónica de Filinto Elísio, cofundador da Casa Editora, Rosa de Porcelana, ajuda a compreender melhor o percurso da Djamila Ribeiro e as causas por que ela luta. É na emissão "África em Clave Feminina: música e arte" que aqui fica e que traz também algumas palavras dela. 

Fonte/Créditos: Dulce Araújo - Vaticannews

Créditos (Imagem de capa): Djamila Ribeiro - escritora, filósofa brasileira

Comentários:

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )