Áfricas - A NOSSA agência de noticia preta

Terça-feira, 25 de Junho de 2024

Movimento negro

Em preparação para o Festival Feira Preta, PretaHub realiza evento para celebrar a cultura e o empreendedorismo periférico de São Paulo

Repórter JB
Por Repórter JB
/ 151 acessos
Em preparação para o Festival Feira Preta, PretaHub realiza evento para celebrar a cultura e o empreendedorismo periférico de São Paulo
Divulgação - Feira Preta
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

BAIXE agora o APP Áfricas  [ CLIQUE  AQUI ]
Siga nosso NOVO CANAL no WhatsApp 
Siga-nos no Instagram

A PretaHub, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, o Instituto ISYN e o Ticket, realiza a 2ª edição do  SPerifas, projeto dedicado à promoção e celebração da cultura e do empreendedorismo periférico de São Paulo. O evento, que acontece de 29 de outubro a 03 de dezembro, contará com uma programação repleta de atrações, como apresentações musicais, exposições de arte, rodas de conversa e feira de produtos e serviços com empreendedores locais, a Feira Preta Pocket.

O SPerifas será realizado em cinco distritos da capital paulista: Perus, Itaim Paulista, Vila Maria, Parelheiros e Bela Vista. A iniciativa é resultado de um processo formativo iniciado em março deste ano, com incentivo do  Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (PROMAC), que selecionou cem empreendedores dessas regiões para a jornada de formação empreendedora da PretaHub, o Afrolab, onde tiveram acesso à cursos e mentorias em vendas, marketing digital, educação financeira, comunicação, e muito mais. 

E agora, a PretaHub retorna às regiões promovendo shows, apresentações artísticas, rodas de conversa e exposições, além da feira de empreendedorismo, com a participação dos empreendedores formados no  Afrolab. A primeira atividade ocorre no próximo domingo, dia 29 de outubro, no Distrito de Perus.

Publicidade

Leia Também:

Segundo Adriana Barbosa, idealizadora do projeto, fundadora da Feira Preta e Diretora Executiva da PretaHub, o SPerifas foi uma maneira de levar a essência e a história do Festival Feira Preta para as periferias. O Festival será realizado em maio de 2024. Ela reforça que levar essa programação para bairros periféricos faz com que estes sejam vistos além da ótica da escassez. "Essa segunda edição é mais uma amostra da potência do nosso trabalho em prol dos afroempreendedores. O intuito do evento é possibilitar uma experiência enriquecedora, sobretudo no que diz respeito à cultura e à economia criativa", afirma.

O Instituto SYN é braço social da SYN Prop & Tech e para sua Analista de Responsabilidade Social, Grasiela Caldeira, criar essa conexão entre a cultura e o empreendedorismo é um dos pilares da organização. “Isso garante que o nosso propósito se cumpra, contribuindo para uma sociedade melhor”, afirma.

Confira a programação:

 

05 de novembro - SPerifas Vila Maria

Local: Galpão ZN - Rua Severa, 212 - Vila Maria Baixa, São Paulo/SP

 

12 de novembro - SPerifas Itaim Paulista

Local: Casa de Cultura Itaim Paulista - Rua Monte Camberela, 490 - Vila Silva Teles, São Paulo/P

 

26 de novembro - SPerifas Parelheiros

Local: CEU Parelheiros - Rua José Pedro de Borba, 20 - Jardim Novo Parelheiros, São Paulo/SP 

 

03 de dezembro - SPerifas Bela Vista

Local a definir.

Sobre SPerifas

SPerifas é um projeto anual dedicado à promoção da cultura e ao destaque de artistas e empreendedores locais nas periferias de São Paulo. Sua missão é empoderar comunidades e celebrar a diversidade cultural que torna a cidade única. O evento é realizado pela PretaHub e apresentado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, ISYN e Ticket, entre outros parceiros locais.

Sobre a PretaHub

A PretaHub é um Hub de criatividade, inventividade e tendências pretas. É o resultado de vinte e um anos de atividades do Instituto Feira Preta no trabalho de mapeamento, capacitação técnica e criativa, aceleradora e incubadora do empreendedorismo negro no Brasil. O Hub pensa a relação com a cultura, a economia e o empreendedorismo pretos, a partir de um olhar honesto e propositivo, entendendo seus papéis fundamentais na mudança estrutural de uma sociedade – e um mercado – que precisa absorver esta população não apenas em seus processos de consumo, mas no respeito à sua existência enquanto potência criativa e empreendedora. Saiba mais através do site.

Sobre o Instituto SYN

O Instituto SYN (ISYN) é o braço social da SYN Prop & Tech e, por meio de parcerias estratégicas, promove projetos e ações de Empregabilidade, Empreendedorismo, Relacionamento & Cultura, e Voluntariado. Tais iniciativas são direcionadas às comunidades dos entornos dos shoppings centers administrados pela SYN, localizados nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia. Empreendendo ações que possam gerar renda, aprendizagem e capacitação profissional, o ISYN busca colaborar para a mobilidade social e, assim, ajudar a ampliar os níveis de inclusão no Brasil.

Comentários:
Repórter JB

Publicado por:

Repórter JB

Colaborador(a)

Saiba Mais