Áfricas - A NOSSA agência de noticia preta

Sabado, 24 de Fevereiro de 2024

Cultura Preta

Grupo Ewé lança projeto "Igbá" em celebração a cultura e dança africana

SI Comunicação
Por SI Comunicação
/ 78 acessos
Grupo Ewé lança projeto
Grupo Ewé
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

BAIXE agora o APP Áfricas  [ CLIQUE  AQUI ]
Siga nosso NOVO CANAL no WhatsApp 
Siga-nos no Instagram

São Paulo, Outubro de 2023 - O Grupo Ewé, conhecido por sua dedicação à pesquisa em dança e à promoção da cultura africana, está mais uma vez está mais uma vez promovendo debates acerca de arte e cultura para além da normativa eurocentrada na cena artística de São Paulo. Essa iniciativa abrangente inclui o lançamento de um livro infantil e um videodança, além de rodas de conversa sobre o processo criativo afrocentrado.

O projeto Igbá representa um passo adiante na missão do Grupo Ewé de celebrar e compartilhar as ricas influências das culturas de matrizes africanas. Desde 2011, o coletivo vem construindo sua poética e pesquisa artística, oferecendo uma plataforma para as estéticas negras e desafiando os padrões eurocêntricos de produção artística. Segundo Luiz Anastacio, coreógrafo, criador e diretor do grupo, o projeto Igbá expande essa missão de diversas maneiras. 

Um dos elementos-chave da iniciativa é o lançamento do livro infantil "Igbá", que convida o leitor a explorar a criação do mundo com base em várias histórias dos iorubá, um povo de origem africana com uma presença significativa no Brasil. A narrativa gira em torno dos irmãos gêmeos Ibeji, que desempenham um papel fundamental na criação do mundo por meio de sua dança. A obra é assinada pelo autor Luiz Anastácio, com organização em conjunto com Ian Muntoreanu, responsável também pelo projeto gráfico e ilustrações, e revisão do texto por Beatriz Oliveira e Ian Muntoreanu.

Publicidade

Leia Também:

Em paralelo, o videodança "Igbá" reflete o processo de criação do grupo e suas produções artísticas, mergulhando ainda mais fundo na exploração do termo "Igbasilẹ", que significa "registro" em iorubá. Utilizando a cabaça, um elemento sagrado do candomblé, o Grupo Ewé investiga as histórias que são registradas e compartilhadas pela comunidade negra. O videodança é uma manifestação artística que provoca reflexões sobre as histórias, o espaço-tempo e a identidade negra. Luiz Anastácio atua como diretor geral, diretor artístico e coreógrafo, com uma equipe talentosa contribuindo para todos os aspectos da produção, desde direção de arte até figurino e iluminação.

O projeto "Da laje para garagem", contemplado pela 31ª edição do edital de Fomento à Dança, também faz parte do projeto e vem se destacando na cena artística de São Paulo ao abordar questões cruciais sobre a representatividade do corpo negro na dança contemporânea. Iniciado em fevereiro de 2022, o projeto tem suas raízes nas ricas tradições das danças de matrizes africanas, promovendo uma pesquisa que vai além dos aspectos estéticos, adentrando nas profundas questões filosóficas e simbólicas desse universo.

Além das apresentações artísticas, o coletivo também promove workshops e atividades educacionais para compartilhar o conhecimento e as experiências adquiridas ao longo de sua jornada. Essa abordagem educativa é essencial para promover uma compreensão mais profunda das questões que envolvem a representatividade do corpo negro na dança e na sociedade em geral.

Os lançamentos preveem atividades envolvendo o lançamento do livro "IGBÁ", o videodança "IGBÁ" e rodas de conversa sobre o processo criativo afrocentrado, com eventos realizados  online e na ETEC de Artes.

Sobre o livro: Você sabia que todos os povos têm uma história sobre a criação do mundo? Igbá é um livro que conta sobre a criação do mundo com base em várias histórias dos iorubá, povo de origem africana muito presente no Brasil. Venha descobrir como os irmãos gêmeos Ibeji ajudam a criar o mundo através de sua dança! 

 

FICHA TÉCNICA LIVRO IGBÁ 

Autor: Luiz Anastácio 

Organização: Luiz Anastácio 

Projeto gráfico e ilustrações: Ian Muntoreanu 

Revisão do texto: Beatriz Oliveira e Ian Muntoreanu 

Sobre o videodança: Igbasile é a palavra iorubá para registro. Através da cabaça, elemento sagrado do candomblé, nos propusemos refletir sobre "Quais histórias registramos?". Igbá é um videodança que reflete sobre os registros que nós, pessoas pretas, criamos, sobre nossas histórias, sobre nosso espaço-tempo, sobre nosso Igbá. 

  

FICHA TÉCNICA VIDEODANÇA IGBÁ 

Diretor geral, Diretor artístico e Coreógrafo - Luiz Anastácio 

Diretor de arte - Luiz Anastácio 

Assistente de direção - Beatriz Oliveira 

Intérpretes - Beatriz Oliveira, Joyce Aparecida, Luiz Anastácio, Rafaela Araújo e Thico Lopes 

Bailarina aprendiz - Jéssica do Carmo Guilherme 

Designer e Diretor de mídia - Ian Muntoreanu 

Maquiagem (conceito e criação) - Luiz Anastácio 

Figurino (conceito e criação) - Luiz Anastácio 

Cenário (conceito) - Luiz Anastácio 

Cenário (montagem) - Beatriz Oliveira, Bruna Tovian, Hambria Costa, Ian Muntoreanu e Luiz Anastácio 

Iluminação - Ian Muntoreanu 

Assistente de iluminação - Bruna Tovian 

Montagem de trilha sonora - Ian Muntoreanu 

Elementos percussivos - Hambria Costa 

Banco de dados sonoros - freesound.org 

Banco de imagens e vídeos - pexels.com 

Coreógrafo de edição de vídeo - Luiz Anastácio 

Edição de vídeo e efeitos especiais - Ian Muntoreanu 

Sobre o Grupo Ewé: Desde 2011, o Grupo Ewé se dedica à pesquisa em dança, com foco nas influências das culturas de matrizes africanas. Como um grupo independente, financiou suas próprias ações e produções por anos. Dirigido por Luiz Anastácio, o grupo desafia a produção eurocêntrica, promovendo atividades de formação em dança e artes negras, enquanto cria um espaço de resistência e pesquisa em diálogo com a comunidade local. Este projeto foi contemplado pela 31ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo — Secretaria Municipal de Cultura.https://www.ewegrupo.com/ 

Informações para a imprensa:

Ghabriella Costermani: midia@sicomunicacao.com.br

Silvana Inácio silvana@sicomunicacao.com.br

Contato: (11) 99191-51111

FONTE/CRÉDITOS: Grupo Ewé
Comentários:
SI Comunicação

Publicado por:

SI Comunicação

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais