Siga ÁFRICAS NEWS no Youtube
Jaqueline Goes Participa da 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília
A renomada biomédica Jaqueline Goes marcou presença na 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada em Brasília. Conhecida por coordenar a equipe que realizou o primeiro sequenciamento do genoma do coronavírus na América Latina, Jaqueline teve um papel central na abertura do evento.
O evento, que acontece no Espaço Brasil 21, iniciou-se com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. A biomédica não só participou da plenária de abertura, mas também coordenou uma mesa temática no segundo dia, focada em "Desigualdades e Equidades Sociais no Brasil".
Contribuições de Jaqueline Goes
Durante a conferência, Jaqueline Goes trouxe à tona discussões essenciais sobre desigualdades sociais, econômicas e de gênero. Com a participação de debatedores de destaque como Elisa Reis e Daniela Costa, e a relatoria de Ligia Pavan, a mesa temática teve como objetivo traçar estratégias inclusivas e diversas para o desenvolvimento social do Brasil.
Jaqueline Goes é Pesquisadora Científica da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e pesquisadora visitante da Universidade de São Paulo (USP). Em 2022, foi reconhecida como uma das 20 mulheres de sucesso no Brasil pela revista Forbes, reafirmando seu impacto significativo na área de ciência e tecnologia.
Importância da Conferência
A Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia é um marco para a discussão de temas cruciais no cenário científico e tecnológico do país. Com 54 mesas temáticas e oito plenárias, o evento proporciona um espaço de diálogo para abordar questões de desigualdade e traçar diretrizes para o futuro.
Segundo Jaqueline Goes, "é uma honra e um privilégio estar presente em um evento que promove a reflexão sobre o papel da ciência, tecnologia e inovação no combate às desigualdades. Precisamos pensar de forma mais inclusiva e diversa, alinhando nossos esforços com a realidade brasileira".
Comentários: