Áfricas - A NOSSA agência de noticia preta

Quinta-feira, 18 de Julho de 2024

Cotidiano

“Justiça Climática” é o tema do 6º Diálogo Nacional W20 Brasil que acontecerá em Belém no dia 18 de junho

Repórter JB
Por Repórter JB
/ 31 acessos
“Justiça Climática” é o tema do 6º Diálogo Nacional W20 Brasil que acontecerá em Belém no dia 18 de junho
@tatianesantiago_fotografia - Tatiane Santiago
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

BAIXE agora o APP Áfricas  [ CLIQUE  AQUI ]
Siga nosso NOVO CANAL no WhatsApp 
Siga-nos no Instagram

No dia 18 de junho, será realizado o 6º Diálogo Nacional W20 Brasil – Edição Norte na cidade de Belém, no Pará. O evento, que acontecerá das 13h às 18h e terá transmissão on-line, abordará a pauta da Justiça Climática, sendo ela um dos eixos temáticos prioritários da agenda de trabalho do W20 Brasil em 2024. Para participar, é necessário se inscrever através do link.

Além da presença de representantes da Delegação do W20 Brasil, como Kamila Camilo e Adriana Carvalho, também confirmaram presença: Puyr Tembé, Secretária dos Povos Indígenas do Pará; Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas; Andreia Coutinho Loubak, fundadora do Centro Brasileiro de Justiça Climática; Alessandra Korap Munduruku, líder indígena; e Izabella Teixeira, co-chair do painel internacional de recursos naturais da ONU Meio Ambiente e ex-Ministra do Meio Ambiente.

De acordo com dados do Senado Federal, o Brasil corresponde a 60% da área da floresta amazônica, que abriga mais de 30 milhões de pessoas que diariamente já enfrentam os efeitos negativos das mudanças climáticas. Visto esse e demais problemas, o evento tem como objetivo desenvolver políticas e práticas que promovam a justiça climática, sendo essencial para assegurar um futuro sustentável e inclusivo. 

Publicidade

Leia Também:

Segundo dados do estudo do World Weather Attribution (WWA), a mudança do clima associada à ação humana amplificou o efeito do El Niño, trazendo uma intensidade catastrófica de chuvas que têm atingido o Rio Grande do Sul. Contudo, a magnitude e a persistência de seus efeitos foram agravadas pela falta de preparo para eventos climáticos de qualquer grau. “Queremos promover a escuta ativa e provocar reflexões sobre o impacto da ação humana nas mudanças climáticas. Sabemos que o fenômeno El Niño foi um dos responsáveis pelas altas temperaturas e chuvas catastróficas no Brasil, e que eventos climáticos extremos se tornaram mais frequentes em todo o globo. A população precisa se conscientizar urgentemente de que suas ações impactam diretamente o futuro das próximas gerações. Se não agirmos, teremos agravantes no meio ambiente”, afirma Kamila Camilo, delegada do W20.

Para a realização do 6º Diálogo Nacional W20 Brasil, o grupo conta com o apoio do Museu Paranaense Emílio Goeldi e das empresas patrocinadoras Visa Foundation, ENGIE Brasil, EY, Organon e Ambev.

Serviço 

Data: 18 de junho

Horário: das 13h às 18h 

Local: Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi (Av. Perimetral, 1901 - Terra Firme, Belém - PA)

O evento é gratuito e mediante inscrição.

Sobre o W20 

O Women 20, mais conhecido pela sigla W20, é o grupo independente de engajamento do G20 focado em promover a equidade de gênero e o empoderamento econômico das mulheres. Foi estabelecido durante a presidência da Austrália em 2014, e o Brasil participa desde 2017. Assim como todos os outros grupos de engajamento, tem como missão principal influenciar positivamente políticas e compromissos das lideranças dos países do G20. Para saber mais, clique aqui.

Comentários:
Repórter JB

Publicado por:

Repórter JB

Colaborador(a)

Saiba Mais