Cores, culturas, histórias e memórias. O megamural “Porto Vivo”, de 1200 metros quadrados, já é visto no Bairro do Recife, justamente ao lado do Terminal Marítimo de Passageiros, sendo um dos maiores em comprimento (na horizontal), levando em consideração o tamanho de uma ponta a outra. A obra é assinada por Marquinhos ATG, com a colaboração de Azul de Barros e Léo Gospel, além de Luther, Pene, NGHartes e SGNIK na assistência da intervenção urbana. Todos os artistas autorais envolvidos com essa pintura muralista são pernambucanos da Região Metropolitana do Recife (RMR).
As operações portuárias e a sua história, o turismo, a tecnologia, a economia e a educação unem-se como tema da mais nova arte urbana no centro da cidade. A realização do mural é em parceria com a diretoria do Porto do Recife, administrado pelo Governo do Estado de Pernambuco.
"Esse megamural mostra o Porto do Recife como um território vivo, sendo fruto da coletividade, com uma equipe formada por artistas urbanos locais e autorais, durante 23 dias de produção. A criação artística também fortalece a memória e a identidade do Porto do Recife. Além disso, traz uma alegria coletiva proporcionada pela paisagem urbana, a partir de uma composição dinâmica, de cores vibrantes, de formas limpas e de uma narrativa visual acessível, que dialoga com o espaço urbano e o cotidiano da cidade”, destaca o artista visual Marquinhos ATG.
O mural está localizado justamente onde existe um fluxo de pessoas, com o objetivo de chamar a atenção de quem passa no coração do Recife. A sua existência é mais do que uma expressão artística, é uma memória coletiva.
“A criação do mural ‘Porto Vivo’ amplia a visibilidade da história portuária, da cultura pernambucana e das artes urbana e periférica como ferramentas de valorização do território, e da memória coletiva”, complementa o grafiteiro, muralista e ilustrador Marquinhos ATG.
Além do artista principal, dos colaboradores e dos assistentes, a equipe técnica reúne profissionais locais, como Rogério Nascimento (filmagem), Alexbigzoom (fotografia) e Daniel Lima (assessoria de imprensa). Em conjunto, Marquinhos ATG, Azul de Barros e Léo Gospel assumem a produção do mural.
“A gente agradece a cada pessoa envolvida com o ‘Porto Vivo’. Cada traço, cada ideia e cada energia colocada mostram que, quando nós caminhamos juntos, a arte ganha mais voz, sentido e força”, acrescenta o artista visual Léo Gospel.
Vale reforçar que essa arte urbana encontra-se a céu aberto, o que amplia o acesso às pessoas que por ali passam. “É um território carregado de história, e raramente ocupado por produções artísticas dessa dimensão. Sempre vamos reafirmar essa força do coletivo e a legitimidade dessa linguagem artística, criando também novas relações entre cidade, cultura e população”, pontua o artista visual Azul de Barros.
Porto do Recife
A diretoria do Porto do Recife celebra a entrega do mural de grafitti “Porto Vivo” para a cidade. “Impressiona tanto por sua dimensão — com mais de mil metros quadrados, sendo um dos maiores murais de Pernambuco —, como principalmente pelo seu significado. Uma obra de arte que destaca o protagonismo histórico e turístico do Porto do Recife dentro do desenvolvimento do estado, celebrando a nossa trajetória, a riqueza da nossa cultura e a importância estratégica das operações portuárias para o crescimento do estado”, declara Paulo Nery, presidente do Porto do Recife.
Ele conclui dizendo que “ao longo da história, o Porto do Recife sempre foi uma porta de entrada e de conexão com o mundo, e ao abrir esses espaços para a arte urbana, é reafirmado o compromisso com a integração entre o porto e a cidade, fortalecendo também os potenciais e características únicas da localidade que a tornam atrativa em uma área portuária”.
A diretoria do Porto do Recife afirma que “essa iniciativa simboliza o esforço do Governo de Pernambuco em impulsionar a economia e fortalecer a cultura, demonstrando que desenvolvimento, infraestrutura e valorização artística caminham juntos e ajudam a preservar a memória, a identidade e o olhar para o futuro”.
Megamural “Porto Vivo” - ficha técnica
Artista principal, planejamento e produção: Marquinhos ATG
Artistas colaboradores e produção: Azul de Barros e Léo Gospel
Artistas assistentes: Luther, Pene, NGHartes e SGNIK
Filmagem: Rogério Nascimento
Fotografia: Alexbigzoom
Assessoria de imprensa: Daniel Lima
Parceria: diretoria do Porto do Recife, administrado pelo Governo do Estado de Pernambuco