Espaço para comunicar erros nesta postagem
São Paulo se prepara para o último fim de semana de agosto de 2026, que marca a oportunidade final para visitar duas mostras de destaque no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, localizado no Parque Ibirapuera. As exposições “Bença! O Quilombo do Jaó pelo olhar das crianças” e “Ginga – A celebração do Futebol na Arte Afro-Atlântica” encerram suas temporadas no dia 30 de agosto, trazendo propostas que dialogam profundamente com a memória, a identidade e o pertencimento.
Protagonismo infantojuvenil e resistência quilombola
Em cartaz na Marquise do Museu com entrada gratuita, a exposição “Bença! O Quilombo do Jaó pelo olhar das crianças” apresenta registros fotográficos produzidos pelos próprios moradores mirins e adolescentes da comunidade de Itapeva (SP). O projeto coloca os jovens como autores de suas próprias narrativas, retratando o cotidiano e a história de resistência da população negra no território paulista.
O futebol como expressão cultural e artística
Por sua vez, a mostra “Ginga – A celebração do Futebol na Arte Afro-Atlântica” reúne obras do artista beninense Aston e das artistas brasileiras Mariana Calle e NeneSurreal. Com curadoria do Núcleo de Curadoria da instituição, a exposição utiliza o esporte como ponto de partida para estabelecer potentes diálogos entre a arte contemporânea e as culturas afro-diaspóricas.
Serviço e informações essenciais
Para quem deseja aproveitar os últimos dias de visitação, o museu organizou os principais detalhes sobre o funcionamento:
- Data limite: 30 de agosto de 2026.
- Horário: De terça-feira a domingo, das 10h às 17h, com permanência até as 18h.
- Local: Parque Ibirapuera – Portão 10, Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Vila Mariana, São Paulo (SP).
- Ingressos: R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia-entrada); entrada gratuita às quartas-feiras e para a mostra na Marquise.
Nossas notícias
no celular
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se