Áfricas - A NOSSA agência de noticia preta

Terça-feira, 15 de Julho de 2025

Filmes+Séries+TV 73 Acessos

"O Pai Da Rita" É Destaque Em Prêmio Cineb: Celebração Do Cinema Nacional

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Baixe nosso APP: Google Play e App Store

"O Pai da Rita" Brilha no Prêmio CineB, Reforçando a Força do Audiovisual Brasileiro

O longa-metragem "O Pai da Rita", dirigido por Joel Zito Araújo, foi um dos destaques e vencedores da 9ª edição do Prêmio CineB. A cerimônia, que ocorreu no último sábado (28/06) no auditório azul do Sindicato dos Bancários de São Paulo, celebra os profissionais do audiovisual nacional: diretores, artistas, universidades e entidades sociais que contribuem para o fortalecimento do cinema e da cultura no Brasil.

Enredo Envolvente e Elenco de Renome

A produção, que contou com a parceria de Joel Zito Araújo e sua filha, Luiza Botelho, na produção, narra a história de dois amigos de longa data, interpretados por Ailton Graça e Wilson Rabelo. Ambos compartilharam um amor no passado com uma passista e agora disputam a paternidade da filha da mulher, vivida por Jéssica Barbosa e Elisa Lucinda, respectivamente. O elenco de talentos inclui ainda a presença de Léa Garcia, Francisco Gaspar e Paulo Betti, enriquecendo a narrativa com performances marcantes.

O Legado de Joel Zito Araújo no Cinema Negro

Reconhecido como um dos mais importantes cineastas e intelectuais negros do país, Joel Zito Araújo transita com maestria entre os gêneros de documentário e ficção, sempre focando na representatividade da população negra no cenário cinematográfico global. Entre suas obras notáveis, está o drama "Filhas do Vento" (2004), aclamado com oito Kikitos no Festival de Gramado, incluindo o prêmio de melhor diretor, e também eleito melhor filme no Festival de Tiradentes.

Publicidade

Leia Também:

No campo documental, Araújo assina "A Negação do Brasil" (2001), vencedor do festival É Tudo Verdade, e "Meu Amigo Fela" (2019). Este último teve sua estreia no Festival Internacional de Roterdã (IFFR) e conquistou o prêmio especial do júri na Competição Internacional do É Tudo Verdade, além de ser premiado como Melhor Filme da Diáspora Africana no FESPACO, em Burkina Faso, e com o Ja’Net Documentário no Pan African Film Festival-PAFF, nos EUA, entre outras distinções.

Produzido pela Casa de Criação Cinema em coprodução com a Globo Filmes, "O Pai da Rita" é distribuído pela O2 Play e está acessível em diversas plataformas digitais, como Telecine, YouTube e Apple TV. O roteiro, elaborado por Araújo em parceria com Di Moretti, buscou inspiração na conhecida canção "A Rita", do cantor e compositor Chico Buarque.

 

Instagram

@joel_zito_araujo

FONTE/CRÉDITOS: Patrícia Rabello
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Elenco e produção do filme "O Pai da Rita" na cerimônia. - Casa de Criação Cinema
Comentários:
Isidoro B. Guggiana

Publicado por:

Isidoro B. Guggiana

Saiba Mais