Áfricas - A NOSSA agência de noticia preta

Segunda-feira, 04 de Dezembro de 2023

ATIVE o sininho 🔔 Ao vivo

Expo Internacional

Prefeitura de SP oferece Ação Gratuita para crianças no Shopping D

Thays Andrade
Por Thays Andrade
/ 99 acessos
Prefeitura de SP oferece Ação Gratuita para crianças no Shopping D
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

BAIXE agora o APP Áfricas  [ CLIQUE  AQUI ]
Siga nosso NOVO CANAL no WhatsApp 
Siga-nos no Instagram

No próximo domingo (15), a Prefeitura de São Paulo realizará uma nova ação para promover a terceira edição da Expo Internacional Dia da Consciência Negra. As atividades serão voltadas ao público infantil e a educadores, em comemoração ao Dia das Crianças (12 de outubro) e Dia dos Professores (15). A programação, gratuita, terá início às 14h e inclui contação de histórias e atendimento gratuito com dentistas, nutricionistas e psicólogos para as crianças. A ação é gratuita e não requer pré-inscrição.

Ação para Crianças e Educadores

As Secretarias Municipais de Relações Internacionais (SMRI) e Educação (SME) estão à frente do projeto, por meio da política pública “São Paulo: Farol de Combate ao Racismo Estrutural”, que visa promover o combate ao racismo e conclamar outros governos locais, redes de cidades e organizações internacionais a se engajarem no combate ao racismo estrutural.

Valorizando a Cultura Afro

A iniciativa tem como objetivo levar o conhecimento da cultura afro para crianças, além de valorizar o aprendizado lúdico e a imaginação. A premissa do evento é a Lei nº 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-brasileira. A III Expo celebra os 20 anos da lei – posteriormente revisada para incluir também a temática indígena - e ao mesmo tempo debate sua efetiva aplicação.

Publicidade

Leia Também:

Falando Contra o Racismo na Infância

“Ninguém nasce racista; se torna. Falar sobre isso, principalmente na infância, é essencial para que as crianças entendam o seu lugar na sociedade, como antirracistas e empoderadas da própria cultura”, ressaltou a secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy.

“As crianças são protagonistas neste dia e nesta luta! Nossa intenção é, através da educação, levar conhecimento e autoconhecimento da negritude e da nossa história. É por meio da educação que nossa luta começa para quebrar o racismo estrutural” afirma Elaine Gomes, coordenadora de projetos e gerente da II Expo Internacional da Consciência Negra.

Expo Internacional Dia da Consciência

Em sua terceira edição, a Expo Internacional Dia da Consciência ocorre entre os dias 18 e 21 de novembro, no Memorial da América Latina, e terá como tema a Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que incluiu no currículo oficial o ensino de "História e Cultura Afro-Brasileira". A programação da Expo inclui palestras, debates, shows e oficinas culturais, além de feira de produtos de afroempreendedores. A Expo também contará com uma área dedicada às crianças, o Espaço Erê, com programação própria.

Dia das Crianças no Shopping D

Serviços gratuitos de dentista, nutricionista e psicóloga, contação de histórias com Andreia Souza, e muito mais! Aproveite a diversão no Shopping D no dia 15 de outubro, a partir das 14h.

Comentários:
Thays Andrade

Publicado por:

Thays Andrade

Jornalista

Saiba Mais