Áfricas - A NOSSA agência de noticia preta

Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2024

Filmes+Séries+TV

Projeto Cinecult Jovem exibe filme de um dos maiores ícones da Cinematografia Afro Brasileira neste sábado 27/07

Agência Is
Por Agência Is
/ 192 acessos
Projeto Cinecult Jovem exibe filme de um dos maiores ícones da Cinematografia Afro Brasileira neste sábado 27/07
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Siga-nos no Instagram

Neste Sábado (27/07), o Instituto Territórios Diversos, lança o Projeto Cinecult Jovem, em Sepetiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e a estreia vai contar com exibições de obras cinematográficas e bate-papo após a sessão. Vale destacar que a primeira sessão do Cinecult, exibirá o filme “Abolição”, obra realizada por  Zózimo Bulbul, um dos  maiores ícones da Cinematografia Afro Brasileira.

 

O pós evento também contará com um debate sobre a obra exibida, e o convidado é o fotógrafo de cinema,  Vantoen Pereira Júnior, sobrinho de Zózimo, que participou da equipe técnica do filme e hoje é realizador da produção de um documentário sobre o ator e diretor, Zózimo Bulbul.

Publicidade

Leia Também:

 

Sobre o Filme: 

 

"Abolição", é o primeiro longa metragem dirigido pelo ícone do cinema negro, Zózimo Bulbul. Lançado em 1988, a obra marca o centenário da abolição da escravatura no Brasil e oferece uma reflexão profunda sobre a condição dos negros no país, desde a assinatura da Lei Áurea, em 1888, até os dias atuais..

 

O filme traça um panorama histórico e social da luta dos negros no Brasil ao longo de 100 anos, desde a abolição da escravatura. Através de entrevistas com ícones-chave do movimento negro brasileiro, como Abdias do Nascimento, Lélia Gonzalez, Carlos Medeiros, Beatriz Nascimento, Grande Otelo, Joel Rufino dos Santos, Benedita da Silva e depoimentos e imagens de arquivo, o documentário explora a contínua marginalização dos afro-brasileiros e os desafios que eles enfrentam na busca por igualdade e justiça. A obra de Zózimo Bulbul revela as contradições e as dificuldades do pós-abolição, destacando a resistência e a resiliência da comunidade negra na luta por direitos civis e reconhecimento cultural. O filme é uma peça essencial para entender a história e as dinâmicas raciais no Brasil contemporâneo.

 

Sobre o convidado Vantoen  Pereira Júnior:

 

Vantoen é fotógrafo há mais de 43 anos. Reconhecido pelo seu trabalho de still de cinema, tendo trabalhado com diretores consagrados e filmagens premiadas, incluindo "O que isso companheiro" , "Memórias do Cárcere", "Dois filhos de Francisco" e "Abolição". Além dos mais recentes filmes: "M-8 Quando a Morte Socorre a Vida", "Os Espetaculares" e a direção do clipe musical da peça infantil premiada "O Pequeno Príncipe Preto".

 

O fotógrafo atua, também, nas áreas de fotojornalismo, para grandes jornais e revistas; de publicidade, tendo recentemente trabalhado para a revista Madame Figaro; direção de iluminação para cinema e teatro, retrato e cobertura de eventos. Além de ensaios pessoais.

 

Em 1987, O sobrinho de Zózimo foi premiado pelo concurso Marc Ferrez de fotografia com o projeto Velha Guarda... Memória Viva do Samba. Já em 2004, recebeu o Prêmio Orilaxé – Grupo AfroReggae.

Foi o fotógrafo Convidado da Conferência Mundial Contra o Racismo, Discriminação, Xenofobia e Intolerância Correlatas em Durban/RSÁfrica, em 2001. Realizador de escritórios de fotografia com o Projeto 5x Favela por agora por nós mesmos, em 2009. Atualmente, além do trabalho de fotógrafo, atua na área de educação, como instrutor de Fotografia no SENAI/FIRJAN, e desenvolve seus projetos pessoais.

 

Serviço: 

 

Exibição do Filme:  Abolição  

Horário às  18h00 

Bate papo após a sessão

Classificação etária: 14 anos

Evento Gratuito

Agradecimento especial a Biza Vianna ( @bizavianna) e Centro Afrocarioca de Cinema

(@centroafrocariocadecinema)

Idealização Cinecult Jovem: @elizabeth.manja

Curadoria Cinecult Jovem: @elizabeth.manja @phaedra_lessa

coordenação técnica audiovisual: @kevinmanja12

Produção: @d.sergiodias

@ cultura_rio

@minc

@governofederaloficial

 

Comentários:
Agência Is

Publicado por:

Agência Is

Saiba Mais