Áfricas - A NOSSA agência de noticia preta

Terça-feira, 25 de Junho de 2024

Quilombo

Quilombo Saracura Dá Nome a Nova Estação do Metrô em SP

Washington Andrade
Por Washington Andrade
/ 127 acessos
Quilombo Saracura Dá Nome a Nova Estação do Metrô em SP
Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

BAIXE agora o APP Áfricas  [ CLIQUE  AQUI ]
Siga nosso NOVO CANAL no WhatsApp 
Siga-nos no Instagram

Governo de São Paulo Renomeia Estação de Metrô em Homenagem ao Quilombo Saracura

O Governo do Estado de São Paulo publicou nesta segunda-feira o Decreto 68.589, que altera o nome da futura estação 14 Bis da Linha 6-Laranja do metrô. A estação passará a se chamar “14 Bis-Saracura”, em homenagem ao Quilombo Saracura.

A nova denominação será utilizada em todos os indicativos, totens e placas de comunicação visual dentro dos trens e na estação localizada na região central de São Paulo, próxima à Bela Vista.

Importância Arqueológica

Durante a construção da linha de metrô, uma equipe da empresa especializada em arqueologia, Lasca, realizou um trabalho minucioso no local. A pesquisa arqueológica revelou mais de 4 mil itens, incluindo cerâmicas, vidros e outros materiais. Esses artefatos são referências à população negra que viveu na região, formando o Quilombo Saracura. Este quilombo era um refúgio para escravizados fugidos que se tornaram livres e continuaram a habitar a área até pouco depois do término da escravidão no século XIX.

Publicidade

Leia Também:

Impacto nas Obras

Devido à importância dos trabalhos arqueológicos, a construção da estação 14 Bis-Saracura registrou o menor progresso entre todas as estações da Linha 6-Laranja, com apenas 8,58% das obras concluídas até o momento.

A Linha 6-Laranja contará com um total de 15 quilômetros de extensão, atendendo a população com 15 estações e integrando aos trens da Linha 7-Rubi do Consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos e da Linha 8-Diamante da ViaMobilidade na Água Branca, além das linhas 1-Azul e 4-Amarela. A linha prevê transportar 630 mil pessoas por dia.

Movimento Negro e a Escolha do Nome

Embora a nova denominação seja “14 Bis-Saracura”, o movimento negro continua a defender que o nome ideal seria Saracura/Vai-Vai. Essa escolha é vista como uma forma de reparar o deslocamento de um patrimônio cultural negro e de uma rede de sociabilidade, trabalho e cultura. Segundo os líderes do movimento, "Tarcísio tenta nos dividir da Escola neste momento, mas não conseguirá porque desde o início defendemos que o nome Saracura/Vai-Vai é uma forma de reparar o deslocamento de um patrimônio cultural negro e de uma rede de sociabilidade, trabalho e cultura".

Descubra mais sobre a importância do Quilombo Saracura e outras notícias culturais. BAIXE O APP agora e explore nosso conteúdo exclusivo!

Comentários:
Washington Andrade

Publicado por:

Washington Andrade

CEO do ÁFRICAS e Jornalista

Saiba Mais