Siga ÁFRICAS NEWS no Youtube
Renata Soul traz uma reflexão intensa sobre o impacto dos relacionamentos abusivos nas mulheres, por meio de seu mais recente clipe "Fases". A artista usa a arte para tocar em um tema que afeta milhões de mulheres ao redor do mundo. Estudo da Organização Mundial da Saúde revela que 30% das mulheres já sofreram violência física ou sexual de um parceiro. No Brasil, as agressões psicológicas têm sido uma preocupação crescente, com mais de 700 mil casos registrados no último ano, segundo o Instituto Igarapé.
A abordagem única de "Fases"
O clipe "Fases" é mais do que apenas uma obra musical. Ele é um mini filme que ilustra as diversas etapas de um relacionamento abusivo, utilizando personagens para representar a realidade de muitas mulheres que se encontram nesse ciclo. Com um enredo baseado nas fases do luto (negação, raiva, negociação, depressão e aceitação), o clipe segue o caminho de uma mulher que reconhece a relação tóxica, passa pela dor do rompimento e, por fim, alcança sua liberdade e autonomia.
Uma mensagem de transformação
Renata Soul destaca que seu objetivo é mostrar que, embora a dependência emocional seja real, as mulheres possuem o poder de dar o passo necessário para se libertar. "Fases" é um convite à reflexão sobre como as mulheres podem superar os desafios que surgem em um relacionamento abusivo e conquistar sua liberdade. A cantora pontua a importância de se discutir a violência de gênero e abraçar as que já passaram por essa experiência traumática, afirmando: "É importante botar o dedo nessa ferida, conscientizar e também abraçar quem já passou ou está passando por isso".
A sonoridade afro-brasileira de Renata Soul
A artista, influenciada pela Música Preta Brasileira, apresenta uma fusão de ritmos que transitam entre o disco music, funk soul e os percussivos afro-brasileiros. A música "Fases" combina partes mais lentas e reflexivas com um groove dançante, característico de suas influências musicais. A estética dos anos 80 no figurino e nas coreografias traz um aspecto visual que complementa a mensagem do clipe, reforçando a luta da mulher pela sua própria liberdade.
Sobre Renata Soul
Renata Soul é uma cantora e compositora de Guarulhos, que vem se destacando no cenário musical independente. Seu trabalho aborda questões sociais, incluindo o machismo e a emancipação feminina, e ela utiliza sua música para falar diretamente sobre temas como a violência contra a mulher e o empoderamento do povo preto. Com um estilo único, ela constrói uma sonoridade autêntica que mistura influências nacionais e internacionais.
Comentários: