Áfricas - A NOSSA agência de noticia preta

Quinta-feira, 18 de Julho de 2024

Cotidiano

Universidade das Quebradas e o Instituto Odeon expandem formações culturais pelo Brasil em 2024, ampliando oportunidades educacionais em diferentes territórios

Repórter JB
Por Repórter JB
/ 51 acessos
Universidade das Quebradas e o Instituto Odeon expandem formações culturais pelo Brasil em 2024, ampliando oportunidades educacionais em diferentes territórios
Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

BAIXE agora o APP Áfricas  [ CLIQUE  AQUI ]
Siga nosso NOVO CANAL no WhatsApp 
Siga-nos no Instagram

Depois de 10 anos à frente de cursos de formação que promovem trocas de conhecimento e novas expressões artísticas, Universidade das Quebradas e Instituto Odeon dão início a uma nova fase da parceria: a itinerância da iniciativa que agora chega também em Belém e São Luís do Maranhão. O projeto, cujo objetivo é capacitar e formar escritores de regiões periféricas, vai fazer uma temporada no Rio de Janeiro antes de percorrer o país. A iniciativa é realizada via Lei Federal de Incentivo à Cultura por meio do Ministério da Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e da Wilson Sons.

Na capital carioca, a obra de Machado de Assis será o pano de fundo para debater questões raciais e sociais que a literatura brasileira apresenta. Com o nome Machado Quebradeiro, a edição carioca do projeto Universidade das Quebradas (iniciativa do Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ em parceria com o Instituto Odeon) contará com 50 alunos e tem início em 16 de abril, com aulas semanais na Academia Brasileira de Letras, comandadas por escritores como Jeferson Tenório e Geovani Martins e pesquisadores da obra de Machado de Assis como Ana Flávia Magalhães Pinto e Paulo Dutra, entre outros especialistas. 


Serão oficinas, palestras e seminários que pretendem oferecer as ferramentas necessárias para que os alunos contem suas próprias histórias e expressem suas experiências de vida por meio da escrita. Ao longo de oito meses, os alunos terão discussões relevantes sobre temas como “Machado Afrodescendente e periférico”, “Machado e a invenção do ser Branco no Brasil, “O Teatro Negro do Jovem Machado”, “O Machado que eu leio”. Essa etapa terá como correalizadores a Academia Brasileira de Letras e Festa Literária das Periferias (FLUP).

Publicidade

Leia Também:

 

Mais de 500 alunos já passaram pela Universidade das Quebradas, uma iniciativa criada em 2009 pela escritora e pesquisadora Heloísa Teixeira e por Numa Ciro. Em 2014, a Universidade passou a realizar o curso no Museu de Arte do Rio - durante a gestão do Instituto Odeon - , sendo o projeto, desde então, desenvolvido em parceria com a Escola do Olhar, área educativa do Museu. Em 2024, o programa ganha o país com a missão de alcançar não somente escritores interessados na formação como aqueles que desejam iniciar na carreira. Em Belém, o curso tem início em maio, já em São Luís, as datas serão divulgadas em breve.


“A atuação do Instituto Odeon sempre foi centrada na democratização da cultura e na promoção de iniciativas artísticas em diversos territórios. A parceria com a Universidade das Quebradas reflete o nosso compromisso em construir narrativas compartilhadas e facilitar trocas de saberes descentralizadas. A expansão dessa iniciativa para novos territórios nos traz grande alegria, marcando mais um passo significativo no desenvolvimento educacional na cultura”, afirma Carlos Gradim, diretor presidente do Instituto Odeon.


“O que mais a gente apontou e focou foi no sistema de troca de conhecimento, pois quando isso acontece, você também muda de perspectiva, você troca de subjetividades. A troca não é só de informação. Nosso projeto trabalha muito na linha do afeto, do reconhecimento, da integração entre as pessoas”, afirma Heloisa Teixeira, coordenadora e idealizadora da Universidade das Quebradas.

Serviço:
Formação de Escritores - Machado Quebradeiro
Abril a Outubro de 2024
Às terças-feiras, das 13 às 17h.
Local: Academia Brasileira de Letras (Av. Presidente Wilsons, 203, Centro - Rio de Janeiro/RJ).


Para mais informações sobre o Instituto Odeon:
Larissa Gutierres - larissa.gutierres@atomicalab.com.br - 11 95063-7518
Claudia Rodrigues - claudia.rodrigues@atomicalab.com.br - 21 99221-2234

Comentários:
Repórter JB

Publicado por:

Repórter JB

Colaborador(a)

Saiba Mais