Áfricas - A NOSSA agência de noticia preta

Quinta-feira, 18 de Julho de 2024

Mulher Negra

Voz do empoderamento negro: Daysi Mendes venceu as dificuldades e hoje promove o desenvolvimento da população negra

Agência Is
Por Agência Is
/ 41 acessos
Voz do empoderamento negro: Daysi Mendes venceu as dificuldades e hoje promove o desenvolvimento da população negra
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

BAIXE agora o APP Áfricas  [ CLIQUE  AQUI ]
Siga nosso NOVO CANAL no WhatsApp 
Siga-nos no Instagram

Nascida em Jacarepaguá, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro, Daysi Mendes traçou um caminho de muito estudo e trabalho para transformar o próprio futuro. A empreendedora de 35 anos é a líder do Comitê Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil Núcleo RJ, conselheira no Black h.office, idealizadora do Quilombo da Inovação e recentemente co-fundou a Guguru Inovação Corporativa. Especialista em Inovação e Novos Negócios, Daysi Mendes atua também no  desenvolvimento de projetos para empoderamento da população negra, pois sabe bem o que é lutar por cada oportunidade, de família pobre,encontrou apoio e incentivo nos seus pais e irmãos para estudar e vencer os obstáculos da vida, e assim que pôde começou a ajudar outros jovens pretos a também conquistarem seus espaços.

TRAJETÓRIA

Através da Educação e muito esforço, Daysi foi colhendo os frutos de muito suor, esforço e dedicação que a fizeram alçar altos voos. Ingressou na faculdade cedo, aos 16 anos, como bolsista no curso de Engenharia Mecânica na Universidade Gama Filho (UGF), antes disso se  formou como Técnica em Mecânica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), formação que foi responsável pela sua entrada no mercado de trabalho e atuação em projetos de infraestrutura, de 2008 até 2015. 

Neste mesmo ano (2015), em um momento difícil e de crise pessoal e profissional, ela tomou uma decisão que mudaria tudo: Abandonar a Engenharia e sair da capital. Em 2017, Daysi passou a viver em Teresópolis, Região Serrana do Rio, e a se dedicar, por meio de trabalho e estudo, ao desenvolvimento de negócios e inovação. Em 2022 voltou a morar na capital, e seguiu atuando na mesma área.

Publicidade

Leia Também:

Todo o caminho que trilhou até os dias de hoje a fez ter orgulho de si mesma, e gratidão: “Eu sou muito grata aos meus ancestrais por terem aberto e indicado o caminho que percorri. E eu sinto que tenho a responsabilidade de pavimentar esse caminho, para que outras mulheres negras possam caminhar com mais facilidade e também de abrir outros caminhos para as outras”, disse Daysi.

APRIMORANDO NEGÓCIOS E CARREIRAS

Desde 2017, Daysi já atuou em projetos do Sebrae, realizou palestras em diversos eventos de empreendedorismo e inovação em vários estados do Brasil, se tornou mentora do Hub InovAtiva, tutora e facilitadora do Shell Iniciativa Jovem e facilita jornadas de inovação para clientes como Petrobras, Fundação Lemann e Grupo Carrefour.

Ela acumula experiência nas áreas de Modelagem de Negócios, Inovação Corporativa, Empoderamento Negro,  Gestão de Projetos,  Planejamento Estratégico, Comunidades. Além de ser Bacharel em Engenharia Mecânica, com formação complementar multidisciplinar nas áreas de desenvolvimento pessoal, Gestão Ágil, UX e Inovação, entre outras.

Recentemente, Daysi participou da segunda edição do Nordeste On, que aconteceu no início do mês de junho, em João Pessoa, na Paraíba. O evento tem como objetivo criar uma rede potente de conexões entre profissionais de tecnologia, estudantes e empreendedores, gerando negócios e novas visões para o avanço do nordeste.

No início de 2024, a especialista em inovação atuou como gestora do programa Black Stars Rising, auxiliando na seleção das participantes e realizando a curadoria das facilitadoras. Black Stars Rising é um programa de formação empreendedora para mulheres negras da cidade do Rio de Janeiro financiado pelo Consulado  Geral dos Estados Unidos, com parceria da AmCham Brasil e os Centros Globais da Columbia e implementado pelo Fundo Agbara e o Black Entrepreneurship Club.

PRÓXIMOS PASSOS

De 1 a 4 de agosto, Daysi Mendes será palestrante em um dos principais festivais de inovação, negócios, tecnologia e criatividade da América Latina, o Hacktown. O evento vai contar com mais de mil atividades, entre palestras, conferências, sessões de networking, workshops, feiras, pitch sessions e shows.

Com planejamento iniciado em novembro de 2023, a Guguru Inovação Corporativa, nasceu oficialmente em maio de 2024, como uma consultoria afro-referenciada, que atua com o objetivo de apoiar empresas a se transformarem através da inovação e se prepararem para o futuro. Idealizada por Daysi Mendes em sociedade com Mel Campos, a nova empresa do ramo de inovação corporativa, busca descentralizar, desmistificar e popularizar o conhecimento e prática da inovação corporativa de forma descolonizada e diversa. 

Todo o trabalho da Guguru, é realizado com base nos valores e crenças de suas fundadoras, que são mulheres negras de origem periférica. Essa visão afro-brasileira é um dos diferenciais nos serviços desenvolvidos pela empresa:treinamentos corporativos de metodologias e ferramentas de inovação;  facilitação de jornadas corporativas para resolução de problemas e desenvolvimento de soft skills,curadoria e conexão plural com o ecossistema de inovação, e consultoria para desenvolvimento da estratégia de inovação adequada à realidade do Brasil.

SERVIÇO

Acompanhe o Daysi nas redes sociais em: linkedin.com/in/eudaysimendes

Comentários:
Agência Is

Publicado por:

Agência Is

Saiba Mais