Áfricas - A NOSSA agência de noticia preta

Segunda-feira, 24 de Marco de 2025

Entrevista

80 anos do Teatro Experimental do Negro são celebrados com debate

🎭 Conheça o legado do Teatro Experimental do Negro e como ele impacta a arte e a política no Brasil.✨Acesse para saber mais

Pensar Africanamente
Por Pensar Africanamente
/ 101 acessos
80 anos do Teatro Experimental do Negro são celebrados com debate
Teatro Experimental do Negro celebra 80 anos com evento especial (Foto Divulgação)
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Teatro Experimental do Negro celebra 80 anos com evento especial

Em 13 de outubro de 1944, o Teatro Experimental do Negro (TEN) foi criado por um grupo de artistas e intelectuais negros com o objetivo de dar protagonismo à população negra no palco e na dramaturgia brasileira. Desde sua fundação, o TEN se destacou por sua atuação artística e política, lutando contra a discriminação racial e pelos direitos humanos e sociais do povo negro.

Reflexão sobre o legado do TEN

Para comemorar os 80 anos de fundação, o IPEAFRO promove um encontro especial no canal Pensar Africanamente, reunindo pensadores e artistas para discutir o legado do TEN. Entre os convidados estão o gestor cultural Jessé Oliveira, o professor e doutor em artes Christian Moura e a fundadora do IPEAFRO, Elisa Larkin Nascimento, curadora do Museu de Arte Negra.

Publicidade

Leia Também:

Performance artística e sorteio de livros

Além das discussões, o evento contará com uma performance artística de Milsoul Santos. A Editora Perspectiva também participará da celebração, oferecendo dois exemplares do livro Sortilégio para sorteio. Para concorrer, basta seguir as instruções publicadas no Instagram do IPEAFRO até as 20h30 do dia 03 de outubro de 2024.

Não perca a oportunidade de participar desse evento que celebra o legado do Teatro Experimental do Negro e sua contribuição inestimável para a educação e cultura no Brasil.

Comentários:
Pensar Africanamente

Publicado por:

Pensar Africanamente

Professora SILVANY EUCLÊNIO / Historiadora, educadora social, ativista do movimento social negro, pesquisadora sobre relações raciais, história e cultura africana e afro-brasileira. 

Saiba Mais