Local
Museu Da República
Endereço
Rua Do Catete, 153, Catete, Rio De Janeiro
Início
15/11/2025 10:00
Museu Da República Celebra 65 Anos Com Evento Gratuito Que Valoriza A Consciência Negra E A Gastronomia Ancestral No Rio De Janeiro
O Museu da República, um dos mais relevantes equipamentos culturais do país, comemora seu 65º aniversário com uma programação totalmente gratuita que destaca a consciência negra, a gastronomia ancestral e o protagonismo das mulheres.
As celebrações acontecerão durante dois dias, nos jardins do histórico Palácio do Catete, localizado no Rio de Janeiro. O público terá acesso a uma série de atividades nos dias 15 e 16 de novembro, com abertura sempre a partir das 10h.
Ao longo do fim de semana, o público poderá participar de diversos encontros. A agenda inclui bate-papos sobre literatura negra, mesas de debate dedicadas à força feminina e atividades culturais que reforçam o papel do museu como um centro de diversidade, memória viva e diálogo constante com a sociedade.
Cultura, Arte E Sabores Brasileiros
A programação musical e gastronômica é um dos grandes atrativos do evento. Estão previstos shows ao vivo, exposições gratuitas, além de uma feira da economia criativa e artesanato. A culinária estará em evidência, com diversos sabores do Brasil e um foco especial na culinária preta e ancestral, que cria uma conexão potente entre tradição, afeto e identidade.
Mais do que apenas uma comemoração, a celebração dos 65 anos do Museu da República serve como um convite à valorização das expressões e das vozes que, juntas, moldam a identidade do país. É um evento pensado para todas as idades, unindo arte, história e consciência em um único local.
O museu, que foi criado em 1960, tem a missão primordial de preservar e compartilhar a trajetória política, social e cultural do Brasil republicano. Instalado no antigo Palácio do Catete, que foi sede da Presidência da República de 1897 a 1960, o espaço hoje funciona como um elo entre o presente e o passado, sendo um ponto de encontro e reflexão sobre a cultura nacional.
SERVIÇO | ANIVERSÁRIO DO MUSEU DA REPÚBLICA
- Local: Museu da República – Palácio do Catete
- Endereço: Rua do Catete, 153 – Catete, Rio de Janeiro – RJ (Jardins do Palácio)
- Data: 15 e 16 de novembro (Sábado e Domingo)
- Horário: das 10h00 às 18h00
- Entrada: Gratuita
Publicado por:
Ana Magal
Sou jornalista, blogueira, escritora e Assessora de Imprensa Freedom. Mas, antes de tudo, sou uma mulher que vive e resiste com TAB II — uma deficiência invisível que muita gente ainda insiste em não enxergar.
Nossas notícias
no celular
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se