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Quando a influenciadora Dhully Zanela começou a gravar vídeos com dicas de beleza para a internet, ainda adolescente, não imaginava a força que construiria nas redes e a referência que se tornaria para muitas meninas e mulheres negras. Desde que percebeu a ferramenta que possuía para trazer empoderamento e representatividade, ela passou a produzir conteúdos que ajudassem outras mulheres em diversos processos de beleza, principalmente voltados a encontrar cosméticos e maquiagens para seu tipo de pele.
Com a experiência que foi adquirindo ao longo do tempo, Dhully revela ter percebido que quando o assunto é maquiagem para a pele negra, muitas garotas têm dificuldade em encontrar produtos com a coloração adequada ou cosméticos que não resultem em acabamento acinzentado e que não sobrecarreguem a pele. "Por muitos anos nossas peles foram anuladas. O mercado de beleza não oferece tantas opções para os tons de pele mais escuros e ainda há uma dificuldade das marcas entenderem que temos necessidades específicas e precisamos ser ouvidas. Temos uma variedade de tons e subtons, e os produtos precisam ir de acordo com isso, para que nós possamos obter o que de fato funciona em nossa pele", afirma.
A influenciadora acredita que essa questão também afeta diretamente a autoestima das mulheres, as levando a resistir ao uso de produtos devido à insegurança e à adesão a um padrão de beleza imposto pela sociedade. Por meio de seus conteúdos, ela busca mudar essa realidade. "A falta de representatividade no mercado de beleza é um problema sério porque impacta diretamente as mulheres, assim como já me impactou. Quando uma pessoa não se vê representada nos produtos, começa a acreditar que sua beleza não é valorizada. Isso pode levar a uma série de problemas, como insegurança e baixa autoestima. Meu grande propósito sempre foi usar minha voz para auxiliar nesse movimento de valorização da nossa beleza natural", diz.
Segundo Dhully, que hoje é acompanhada por quase três milhões de pessoas em suas redes sociais, uma das principais dicas que traz de cuidado para suas seguidoras é que elas passem a se autoconhecer e entender suas necessidades. "Acredito que antes de qualquer produto, o mais importante é o amor próprio. E para isso, precisamos nos conhecer e reconhecer nossa própria beleza. Então, indico muito que as meninas que me acompanham se olhem no espelho, explorem a variedade de tons e texturas que existem em sua pele e descubram o que as faz sentir confiantes. A partir do momento que você entende seu tipo de pele, é mais fácil encontrar maquiagens que atendam às suas necessidades específicas. Sei que às vezes não parece ser algo fácil, porque já passei por isso, mas o autoconhecimento te empodera", expressa.
Apesar de ter em mente que o cenário de beleza está avançando, a influenciadora afirma que a realidade ainda está longe do ideal. "Sendo sincera, sou bem otimista em relação ao futuro da beleza negra. Estamos em um momento de mudança e que as marcas estão começando a reconhecer a importância da representatividade, mas ainda estamos distantes de ter a variedade que precisamos. Acredito que isso faz parte do racismo estrutural, mas espero que nos próximos anos vejamos cada vez mais produtos e campanhas que celebrem a beleza negra em toda a sua diversidade", declara.
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