Áfricas - A NOSSA agência de noticia preta

Segunda-feira, 29 de Abril de 2024

Mulher Negra

Dhully Zanela fala sobre escassez de maquiagem para pele negra: "Por muitos anos nossas peles foram anuladas"

Lucas Silva
Por Lucas Silva
/ 37 acessos
Dhully Zanela fala sobre escassez de maquiagem para pele negra:
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

BAIXE agora o APP Áfricas  [ CLIQUE  AQUI ]
Siga nosso NOVO CANAL no WhatsApp 
Siga-nos no Instagram

Quando a influenciadora Dhully Zanela começou a gravar vídeos com dicas de beleza para a internet, ainda adolescente, não imaginava a força que construiria nas redes e a referência que se tornaria para muitas meninas e mulheres negras. Desde que percebeu a ferramenta que possuía para trazer empoderamento e representatividade, ela passou a produzir conteúdos que ajudassem outras mulheres em diversos processos de beleza, principalmente voltados a encontrar cosméticos e maquiagens para seu tipo de pele.

Com a experiência que foi adquirindo ao longo do tempo, Dhully revela ter percebido que quando o assunto é maquiagem para a pele negra, muitas garotas têm dificuldade em encontrar produtos com a coloração adequada ou cosméticos que não resultem em acabamento acinzentado e que não sobrecarreguem a pele. "Por muitos anos nossas peles foram anuladas. O mercado de beleza não oferece tantas opções para os tons de pele mais escuros e ainda há uma dificuldade das marcas entenderem que temos necessidades específicas e precisamos ser ouvidas. Temos uma variedade de tons e subtons, e os produtos precisam ir de acordo com isso, para que nós possamos obter o que de fato funciona em nossa pele", afirma.

A influenciadora acredita que essa questão também afeta diretamente a autoestima das mulheres, as levando a resistir ao uso de produtos devido à insegurança e à adesão a um padrão de beleza imposto pela sociedade. Por meio de seus conteúdos, ela busca mudar essa realidade. "A falta de representatividade no mercado de beleza é um problema sério porque impacta diretamente as mulheres, assim como já me impactou. Quando uma pessoa não se vê representada nos produtos, começa a acreditar que sua beleza não é valorizada. Isso pode levar a uma série de problemas, como insegurança e baixa autoestima. Meu grande propósito sempre foi usar minha voz para auxiliar nesse movimento de valorização da nossa beleza natural", diz.

Publicidade

Leia Também:

Segundo Dhully, que hoje é acompanhada por quase três milhões de pessoas em suas redes sociais, uma das principais dicas que traz de cuidado para suas seguidoras é que elas passem a se autoconhecer e entender suas necessidades. "Acredito que antes de qualquer produto, o mais importante é o amor próprio. E para isso, precisamos nos conhecer e reconhecer nossa própria beleza. Então, indico muito que as meninas que me acompanham se olhem no espelho, explorem a variedade de tons e texturas que existem em sua pele e descubram o que as faz sentir confiantes. A partir do momento que você entende seu tipo de pele, é mais fácil encontrar maquiagens que atendam às suas necessidades específicas. Sei que às vezes não parece ser algo fácil, porque já passei por isso, mas o autoconhecimento te empodera", expressa.

Apesar de ter em mente que o cenário de beleza está avançando, a influenciadora afirma que a realidade ainda está longe do ideal. "Sendo sincera, sou bem otimista em relação ao futuro da beleza negra. Estamos em um momento de mudança e que as marcas estão começando a reconhecer a importância da representatividade, mas ainda estamos distantes de ter a variedade que precisamos. Acredito que isso faz parte do racismo estrutural, mas espero que nos próximos anos vejamos cada vez mais produtos e campanhas que celebrem a beleza negra em toda a sua diversidade", declara.

Comentários:
Lucas Silva

Publicado por:

Lucas Silva

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais