Sesc São Paulo Oferece Mais De 350 Atividades Para Celebrar A Potência Da Cultura Negra Em Novembro
O Sesc São Paulo dedica o mês de novembro, período que inclui o Dia da Consciência Negra (20/11), a uma programação especial. As unidades em todo o estado intensificam a agenda com shows, cursos, oficinas, bate-papos e vivências, celebrando a força das culturas negras e fomentando o debate sobre equidade racial e diversidade.
Com atividades para pessoas de todas as idades, a iniciativa faz parte do trabalho contínuo que o Sesc desenvolve no campo da Negritude. O objetivo central desta ação é o reconhecimento e o fortalecimento das lutas, conquistas e manifestações do povo negro, além de incentivar a convivência e a equidade social. São mais de 350 eventos — entre ações artísticas, lúdicas e formativas — com a maioria oferecida de forma gratuita.
Destaques Musicais E Cênicos
Entre os principais eventos na capital paulista e na Grande São Paulo, o Sesc Bom Retiro recebe, no dia 20 de novembro, Cassiana Pérola Negra com o show em homenagem aos 80 anos de Jovelina Pérola Negra. Na mesma data, o Sesc Pinheiros apresenta o espetáculo "Dançando os Orixás: Cantando pro Santo", da Cia. Cambona, que explora o sincretismo religioso. Já o Sesc Campo Limpo terá o show “Brasilidades”, com a cantora Ellen Oléria.
No fim de semana seguinte (dias 22 e 23), o Sesc Vila Mariana recebe Renato Gama na intervenção poética “Neguinha, Sim!”, com participações de Izzy Gordon e Jéssica Areias. No Bom Retiro, Nei Lopes apresentará o show inédito “Sambeabá”. Encerrando os destaques musicais, nos dias 28 e 29 (Sesc Pompeia) e no dia 27 (Sesc Santo André), Lia de Itamaracá e Daúde promovem o lançamento do álbum “Lia & Daúde”, pelo Selo Sesc.
Formação, Saberes E Reflexão
Os cursos e oficinas também estão em evidência, abordando saberes tradicionais e discussões atuais. No Sesc Carmo, o curso sobre Escovas de Madeira para Cabelos Crespos e Cacheados, com Jerona Ruyce, foca em técnicas de confecção e cuidados. No Belenzinho, Mariane Nunes ministra o curso sobre Direção de Fotografia para Pele Negra, enquanto o Sesc 24 de Maio promove um debate sobre Populações Negras em São Paulo no início do século 20.
Entre as oficinas, o Sesc Guarulhos traz “Dreads: Para que te quero?” e o Sesc Interlagos, “Trancistas do Capão e a Arte de Tecer os Cabelos”, ambas celebrando o cabelo como expressão cultural e ancestral. O Sesc Campo Limpo oferece a oficina de Escrita Afrofuturista, com Fábio Kabral.
Para o campo da reflexão, o Sesc Belenzinho sedia a palestra “Empreendedorismo na Moda Ancestral”, com Isa Silva, e o Sesc Pompeia recebe a 13ª edição da FlickSampa. Para fechar a programação, no dia 29, o filósofo Renato Nogueira discute “Letramento Afetivo e Masculinidade” no Vila Mariana.
Programação Infantil
A agenda infantil propõe experiências sensíveis sobre pertencimento e ancestralidade. O Sesc Consolação oferece a vivência “A Cara da Áfrika”, com pintura e leitura do livro “Sinto que Sinto”, de Lázaro Ramos. O Sesc Bom Retiro recebe o espetáculo “Quizumba no Mafuá de Lima Barreto”, e o Sesc Pinheiros tem o Grupo Xirê de Quintal com “Brincadeiras Africanas”. O Sesc 24 de Maio e o Casa Verde também recebem atividades que exploram ritmos e brincadeiras ancestrais africanas.
DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO DE NOVEMBRO (Alguns Eventos)
- Cassiana Pérola Negra: Show (Roda de Samba) – 20/11, 16h, Sesc Bom Retiro.
- Ellen Oléria: Show “Brasilidades” – 20/11, 17h, Sesc Campo Limpo.
- Nei Lopes: Show “Sambeabá” – 22 e 23/11, Sáb. 20h, Dom. 18h, Sesc Bom Retiro.
- Lia de Itamaracá e Daúde: Show de Lançamento de Álbum – 28 e 29/11, 21h, Sesc Pompeia.
- Curso: Direção de Fotografia para Pele Negra – De 8 a 29/11, Sábados, Sesc Belenzinho.
- Oficina: Escrita Afrofuturista, com Fábio Kabral – De 4 a 25/11, Sesc Campo Limpo.
A maior parte das atividades é gratuita. Mais informações e serviço completo em sescsp.org.br
Comentários: