Áfricas - A NOSSA agência de noticia preta

Sabado, 24 de Fevereiro de 2024

Cultura Preta

Morada Jaraguá: um refúgio de ancestralidade e cultura negra

SI Comunicação
Por SI Comunicação
/ 385 acessos
Morada Jaraguá: um refúgio de ancestralidade e cultura negra
Morada Jaraguá
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

BAIXE agora o APP Áfricas  [ CLIQUE  AQUI ]
Siga nosso NOVO CANAL no WhatsApp 
Siga-nos no Instagram

São Paulo, 18 de agosto de 2023 - A Morada Jaraguá, um espaço cultural localizado no centro histórico do Jaraguá, destaca-se como um refúgio da comunidade do bairro, sobretudo a comunidade preta e periférica. Rodeado por imóveis centenários, patrimônios tombados, remanescentes de mata atlântica e a presença dos povos Guarani, este lugar sagrado se consolida como um ponto de encontro para a preservação ambiental, a memória e a relevância cultural

O espaço, que possui extensa área verde com árvores frutíferas, três salas multiuso, cozinha e jardim, é um verdadeiro tesouro para a comunidade. Seus propósitos vão além da mera ocupação de um lugar físico, estendendo-se à valorização da cultura dos povos pretos que passaram por ali, para que possam ser contadas e celebradas. Nesse sentido, a Morada Jaraguá tem se dedicado a promover uma diversidade de atividades que ressaltam a cultura e arte afro diaspórica e africana e suas contribuições para a sociedade. No mês de junho, o espaço foi palco de uma série de eventos enriquecedores e inclusivos, proporcionando momentos de aprendizado, lazer e troca de experiências.

Entre as atividades já realizadas, destacam-se sessões de filmes, que exploraram produções cinematográficas relevantes para a comunidade afro-brasileira e africana, exposições, estudos sobre o matriarcado africano, revelando a importância dessa organização social na construção da história e na manutenção da cultura ancestral e ainda uma trilha pelas Águas e caminhada histórica no Jaraguá, uma experiência imersiva pela exuberante floresta, rios e nascentes que rodeiam o espaço cultural. 

Publicidade

Leia Também:

A Morada Jaraguá foi inaugurada em agosto de 2022, após o projeto ser aprovado pela 6ª edição da Lei de Fomento à Cultura da Periferia e, agora, busca apoio financeiro da prefeitura, governo e iniciativas privadas para continuar com as portas abertas para a comunidade. 

Segundo Suêrda Deboa, gestora cultural encarregada pela administração do local, o projeto desempenha um papel de oferecer cultura, lazer e valorizar o bairro em que cresceu. Para ela, criar um espaço cultural independente no Jaraguá está contribuindo para a revisão da narrativa histórica a partir da perspectiva das pessoas que sofreram opressão, uma vez que foi onde se iniciou as explorações dos invasores portugueses, a escravização e a morte de povos indígenas e pessoas vindas do continente africano. 

"Visamos também valorizar e preservar os remanescentes das florestas atlânticas, rios e nascentes na região e fortalecer o senso de pertencimento das pessoas que habitam essa área, uma vez que cada aspecto do local possui um propósito", afirma.

Suêrda completa que na região em que estão localizados, as pessoas não têm a compreensão do que constitui um espaço cultural. A apreciação de exposições em um local que ainda é amplamente considerado como um bairro residencial é algo novo. As dificuldades, portanto, se apresentam em encontrar um local onde possam “acessar livros para leitura e desfrutar do sol, do canto dos pássaros e da contemplação da natureza”, como explica a coordenadora.

A escolha da localização também foi cuidadosamente pensada, com a intenção de encontrar um ponto próximo ao transporte público e de fácil acesso. Além disso, procuraram um espaço no centro histórico, conhecido por sua carência de atividades culturais e de lazer. Suêrda enfatiza que a escolha de um local semelhante a uma praça possui um potencial considerável, começando por sua rica história.

Nas próximas semanas, o espaço oferecerá uma série de novas atividades, que proporcionarão momentos de aprendizado, valorização e celebração. Entre as atividades programadas, estão a oficina de Blues, Trilha pelas águas do Jaraguá, teatro, Caminhada Histórica no Jaraguá, roda de conversa Territórios, memórias e identidades, evento Circuito Clandestino e exposições. Essas ações têm como objetivo fortalecer os laços comunitários, valorizar as raízes culturais e oferecer espaços inclusivos para trocas de saberes e experiências.

Sobre a Morada Jaraguá:
A Morada Jaraguá é um espaço cultural localizado no centro histórico do bairro Jaraguá, em São Paulo. Com foco na preservação ambiental, memória e relevância cultural, o local oferece uma variedade de atividades e eventos que valorizam a cultura negra e promovem a inclusão social. Com uma equipe comprometida e uma comunidade acolhedora, a Morada Jaraguá é um lugar onde a ancestralidade preta e periférica se encontram para celebrar a diversidade e o axé. 

Assessoria de Imprensa
Ghabriella Costermani
E-mail: midia@sicomunicacao.com
(11) 3042-5641

Silvana Inácio
E-mail: silvana@sicomunicacao.com.br
Tel: (11) 3042-5641

Comentários:
SI Comunicação

Publicado por:

SI Comunicação

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais