Áfricas - A NOSSA agência de noticia preta

Quinta-feira, 18 de Julho de 2024

Mulher Negra

Fundo Agbara realiza "Julho das Pretas" em Salvador com evento gratuito de fomento ao empreendedorismo e liderança negra

SI Comunicação
Por SI Comunicação
/ 72 acessos
Fundo Agbara realiza
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

BAIXE agora o APP Áfricas  [ CLIQUE  AQUI ]
Siga nosso NOVO CANAL no WhatsApp 
Siga-nos no Instagram

Divulgação

O Fundo Agbara, o primeiro Fundo Filantrópico de Mulheres Negras para Justiça Racial da América Latina, em parceria com o Coletivo Comida de Preta, realiza o "Julho das Pretas: Celebrando a Ancestralidade, Construindo Futuros” evento que integra a agenda do Julho das Pretas 2024, uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Neste ano, a iniciativa chega a Salvador, oferecendo ao público uma série de atividades gratuitas e prêmios para a comunidade, nos dias 15, 16, 19 e 21 de julho.

Publicidade

Leia Também:

A programação abrange ações formativas, culturais e de apoio ao afroempreendedorismo, incluindo, nos dias 15, 16 e 19, uma Jornada de Formação com oficinas gratuitas voltadas para o fortalecimento da sociedade civil (coletivos e organizações), empregabilidade e empreendedorismo. 

Serão 140 vagas, distribuídas entre os bairros Cabula (70 vagas), Uruguai (50 vagas), Cajazeiras (20 vagas), onde as formações acontecerão. Os temas envolvem  “Marketing digital para empreendedoras e artesãs negras”, “Organização financeira para o sucesso” e “Desenvolvimento institucional para lideranças negras”. As inscrições para as oficinas estarão abertas até o dia 11 de julho, por meio do link. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição.

No último dia das formações gratuitas (19), o bairro Cabula oferece à população local um posto de atendimento de saúde fornecido pela Fundação José Silveira (FJS). As consultas serão abertas nos períodos da manhã e tarde para atendimentos clínicos e exames preventivos. A ação será realizada no Cedhu Sussuarana (Rua Albino Fernandes, 59 C, Salvador, Bahia).

O Evento de Encerramento, marcado para o dia 21 de julho, acontece no Largo Tereza Batista com um cortejo de abertura protagonizado pela Banda Didá e a Negra Jhô. Aberto ao público, o evento oferecerá ainda seminários sobre temas como “Mulheres Negras e Participação Política”; “Mulheres Negras: Trabalho e Renda” e “Criação de Conteúdo para o Empreendedorismo”.

Em paralelo, o público poderá prestigiar uma feira de economia criativa com 20 expositoras, incluindo a participação de mulheres quilombolas que irão comercializar seus artesanatos. Por fim, o Samba Ohana se apresenta para encerrar o evento. 

Desde a sua primeira edição, o "Julho das Pretas" tem sido uma plataforma essencial para a reflexão e ação em prol das mulheres negras, destacando suas contribuições históricas e o enfrentamento ao racismo. Nas edições de 2022 e 2023, o Fundo Agbara organizou eventos online com palestrantes renomados e apoiou manifestações presenciais em diversas regiões do Brasil.

A presença do Agbara na capital baiana representa um marco importante para a organização. Aline Odara, Diretora Executiva do Fundo, destaca a importância dessa iniciativa. “Chegar a Salvador com o 'Julho das Pretas' é um marco significativo em nossa trajetória. A Bahia é um estado que sempre acolheu e acreditou em nosso trabalho e temos aqui uma importante parte da nossa rede. Estar presente nesse território fortalece ainda mais nosso objetivo de promover justiça social e direitos econômicos para as mulheres negras”, disse Aline.

O evento será realizado com o apoio da Secretaria de Articulação Comunitária; Prefeituras Bairros de Salvador; Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI); Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (SETUR); Fundação Tide Setubal; Tik Tok; Fundação José Silveira (FJS); Espaço Cultural Alagados; Mansão das Maravilhosas; Centro de Direitos Humanos Franco Pellegrini (Cedhu).

 

SERVIÇO - Oficinas de Formação em Salvador

 

Bairro Cajazeiras - 20 vagas 

Tema: Marketing Digital para Mulheres Negras Empreendedoras

A oficina abordará estratégias de marketing digital para mulheres negras empreendedoras, focando na criação de conteúdo, uso de redes sociais e aumento da visibilidade online.

Formadora: Priscila Mendes | 20 vagas

Data e horário: 15 de julho - De 9h às 12h

Carga Horária: 3h

Local: Mansão das Maravilhosas - Cam 14, casa 03 qd: A fazenda grande 1 - Cajazeiras, Salvador - BA, 41339-094

Inscrições: https://fundoagbara.rds.land/julho-das-pretas-ssa 

 

Bairro Uruguai - 50 vagas 

Tema: Organização financeira para o sucesso 

A oficina ensinará planejamento financeiro, controle de despesas e investimentos, capacitando mulheres negras a gerirem melhor seus recursos financeiros.

Formadora: Tuany Mendes | 50 vagas 

Data e horário: 16 de julho - 14h às 17h

Carga Horária: 3h

Local: Espaço Cultural Alagados - R. Silvino Pereira - Uruguai, Salvador - BA, 40445-040

Inscrições: https://fundoagbara.rds.land/julho-das-pretas-ssa 

 

Bairro Cabula - Total de 70 vagas 

Data e horário: 19 de julho das 9h às 12h | 14h às 17h

Carga Horária: 3h cada oficina

Local: Cedhu Sussuarana - Rua Albino Fernandes, 59 C, Salvador, Bahia, Brazil 41215770

Inscrições: https://fundoagbara.rds.land/julho-das-pretas-ssa 

 

Oficina 1 - Tema: Marketing digital para mulheres negras empreendedoras

Estratégias de marketing digital para mulheres negras empreendedoras, com foco em branding e uso eficaz de mídias sociais. 

Formadora: Priscila Mendes | 30 vagas | 9h às 12h

 

Oficina 2 - Tema: Desenvolvimento institucional para lideranças negras 

Homens e mulheres podem participar

Capacitação em gestão, captação de recursos e planejamento estratégico para lideranças negras.

Formadora: Simone Oliveira| 10 vagas | 9h às 12h 

 

Oficina 3 - Tema: Marketing digital para mulheres negras artesãs 

Uso de marketing digital para promover e vender produtos artesanais (compreendemos que essa turma terá um público de mulheres mais velhas, por isso o conteúdo será mais inicial, familiarizando elas com a importância da utilização de canais digitais e redes sociais para promover e vender seus produtos) 

Formadora: Priscila Mendes | 30 vagas | 14h às 17h

 

SERVIÇO - Evento de encerramento

Evento será aberto ao público e gratuito

Data: 21 de julho de 2024

Horário: 13h às 20h

Local: Largo Tereza Batista, Pelourinho, Salvador, BA

Programação:

13h - Saída do Cortejo com Banda Didá e Negra Jhô do Terreiro de Jesus até o Largo Tereza Batista

14h - Início do Seminário e Feira

14h15 - Mesa 1 - Mulheres negras, participação política e a Marcha das mulhes negras | Com Valcedir Nascimento e Carolina Pinho

15h15 - Mesa 2 - Trabalho e Geração de Renda para Mulheres Negras | Com Najara Black, Mônica Anjos, Gisele Cunha e Danielle Pires

16h30 - Mesa 3 - Criação de conteúdo para empreendedoras | Com Val Benvindo e equipe do Tik Tok

17h30 - Competição de Pitch com mediação do Clube Dazminas (9 premiações de R$500,00 para as vencedoras!)

20h30 - Show de Samba Ohana



Sobre o Fundo Agbara

O Fundo Agbara é o primeiro Fundo Filantrópico de Mulheres Negras para Justiça Racial da América Latina, cuja missão é lutar por justiça econômica e promover o exercício dos direitos econômicos de mulheres negras. Desde a sua criação, já captou mais de R$ 3 milhões, impactando diretamente a vida de mais de 2.500 mulheres negras, lutando por dignidade humana, equidade racial e de gênero, por meio da promoção de acesso a direitos econômicos para o público-alvo: mulheres negras individuais, coletivos e organizações de mulheres negras, oferecendo formações técnicas e políticas sobre raça, gênero/feminismo e meio ambiente, além de apoio financeiro direto.

 

Sobre o Coletivo Cozinha de Preta

O Coletivo Comida de Preta, formado por 4 mulheres soteropolitanas, tem como foco a valorização da cultura e gastronomia afro-brasileira e o empoderamento de mulheres negras através do empreendedorismo, resgatando a autoestima de mulheres negras e fortalecendo a comunidade.

 

 

Comentários:
SI Comunicação

Publicado por:

SI Comunicação

Saiba Mais