Espaço para comunicar erros nesta postagem
No dia 30 de maio, às 16h, a Ouvindo Passos Cia. de Dança apresenta o espetáculo “Xirê de Erê” no Sesc Campo Limpo. Voltada para crianças e familiares, a montagem convida o público a mergulhar em um universo de dança, brincadeira, ancestralidade e celebração da cultura negra por meio do riso.
Com duração de 45 minutos e classificação indicativa a partir de cinco anos, o espetáculo parte da pergunta: “Se um sorriso negro traz felicidade, agora imagine muitos?”. Inspirada no livro “Flutuantes”, da escritora Rosana Rios, a criação investiga as corporalidades das crianças negras e transforma o riso em linguagem coreográfica.
Em cena, as artistas Paula Salles e Jô Pereira conduzem uma experiência em que rir também é dançar. O espetáculo propõe reflexões sobre a importância de garantir às crianças negras o direito à alegria, ao brincar e à existência plena, em um contexto social ainda marcado pelo racismo e pela violência contra crianças e adolescentes negros.
A Ouvindo Passos Cia de Dança desenvolve uma pesquisa artística denominada “Poéticas de Interferência”, na qual a dança se constrói a partir da criação de vínculos entre artistas e público. A companhia busca compreender de que maneira esses vínculos promovem o acesso à ancestralidade negra, bem como refletir sobre os recortes raciais que atravessam as experiências e relações na sociedade. Seus trabalhos adentram o universo da gestualidade como possibilidade de transformar o corpo em um território de conexões e sentidos, coreografando gestos a partir de falas, escutas, crenças e risos das pessoas.
Ficha Técnica
Concepção: Ouvindo Passos Cia. de Dança
Criação e interpretação: Paula Salles e Jô Pereira
Direção Artística: Silvana de Jesus
Figurino: Thais Dias e Equipe Ouroboro
Criação, designer e operação de Luz: Dede Ferreira
Criação de trilha Sonora: Dani Lova
Cenotécnica: P4DL0CK
Designer gráfica: Beatriz Carvalho
Operação de Som: Fabiano Savan
Operação de luz: Rafael Casemiro
Preparação corporal: Thiago Negraxa
Preparação em aparelhos aéreos: Mariana Duarte
Sociais mídias: Claudiana Honoro
Acessibilidade visual: Coletivo Desvio Padrão
Assessoria de imprensa: Marrese Assessoria
Assistente de produção: Lemurs - Vanessa Elias Lemes
Produção geral: Iolanda Costa
Apoio: Espaço Alto
Serviço
Xirê de Erê
Entrada gratuita
Data: 30 de maio, sábado, às 16h
Duração: 45 minutos
Local: Sesc Campo Limpo | Rua Nossa Sra. do Bom Conselho, nº 120 - Vila Prel, São Paulo/SP
@ouvindopassosciadedanca
Nossas notícias
no celular