Áfricas - A NOSSA agência de noticia preta

Quinta-feira, 18 de Julho de 2024

Cultura Preta

Projeto Canjerê celebra Independência de Moçambique com show do Bloco Magia Negra

Repórter JB
Por Repórter JB
/ 85 acessos
Projeto Canjerê celebra Independência de Moçambique com show do Bloco Magia Negra
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

BAIXE agora o APP Áfricas  [ CLIQUE  AQUI ]
Siga nosso NOVO CANAL no WhatsApp 
Siga-nos no Instagram

O Instituto Casarão das Artes Negras promove mais uma agenda do Projeto Canjerê, que resgata costumes tradicionais da cultura negra. No dia 22 de junho, o Canjerê Independência de Moçambique comemora os 49 anos da independência do país africano, conquistada em 25 de junho de 1975. A programação trará uma apresentação especial do Bloco Afro Magia Negra com uma performance em homenagem ao país, por meio da musicalidade e da dança Marrabenta, que é patrimônio imaterial de Moçambique.  O evento possui entrada gratuita e acontece a partir das 17h, no Reinado Treze de Maio (Rua Jataí, 1309, bairro Concórdia).

Chegando em sua 8ª edição, o Canjerê Independência de Moçambique marca o trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos pelo Instituto Casarão das Artes Negras na promoção da cultura de Moçambique em Minas Gerais. A agenda fortalece relacionamentos junto aos moçambicanos residentes em Belo Horizonte, que fazem intercâmbio acadêmico, ou que exercem atividades profissionais na cidade, além de moçambicanos que vivem no país africano.

Para promover essa conexão cultural, o Bloco Magia Negra trará em sua apresentação a marrabenta, dança e música originária do sul de Moçambique, considerada um elemento fundamental na construção da identidade cultural do país. A Marrabenta reúne diferentes elementos folclóricos moçambicanos e é um símbolo de resistência para a libertação do seu povo por meio de suas manifestações culturais e coletividade. 

Publicidade

Leia Também:

O Bloco Afro Magia Negra foi criado em 2013 na cidade de Belo Horizonte - MG, pelo artista plural e mineiro Camilo Gan partindo da atitude de reunir pessoas comprometidas no enfrentamento ao preconceito étnico-racial relacionado ao povo de pele negra. O principal objetivo do bloco é promover a afrobetização por meio da cultura negra, com o intuito de desfazer feitiços racistas.

Agenda do Projeto Canjerê em 2024

O projeto Canjerê é uma iniciativa do Instituto Casarão das Artes Negras, cujo objetivo é promover atividades e debates com temáticas relacionadas à arte e cultura de matriz africana. Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Neste ano a programação contemplará ainda a Mostra Conceição Evaristo,  que se volta para a produção literária negra e assuntos pungentes que dominam o cotidiano político e social brasileiro. Já em novembro, o Projeto Canjerê trará um grande encontro artístico-cultural para marcar o Mês da Consciência Negra.

 

Instituto Cultural Casarão das Artes Negras

https://www.instagram.com/casaraodasartesnegras/

 

SERVIÇO

Projeto Canjerê 2024 apresenta Canjerê Independência de Moçambique

Dia 22 de junho, sábado, às 17h

Local: Reinado Treze de Maio. Rua Jataí, 1309, bairro Concórdia.Entrada gratuita (sujeito à lotação da casa)

 

Informações à imprensa:

Naiara Rocha: naiarar.rocha@gmail.com | 319933711756

Comentários:
Repórter JB

Publicado por:

Repórter JB

Colaborador(a)

Saiba Mais