Áfricas - A NOSSA agência de noticia preta

Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 26 de Dezembro 2025

Notícias/ARTE

CAJOO Studio se destaca com projetos autorais e contemporâneos

CAJOO Studio se destaca com projetos autorais e contemporâneos
Divulgação CAJOO Studio
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A atuação do CAJOO, nos últimos projetos arquitetônicos comerciais, insere práticas contemporâneas que se sobressaem, entre elas a ideia de porosidade Natural, que propõe espaços permeáveis e abertos às trocas constantes entre interior e exterior, permitindo a integração de luz, ventilação, movimento e natureza.

“Acreditamos na porosidade como princípio: permitir que o espaço respire e dialogue, criando um varejo que não exibe apenas produtos, mas experiências.” Ressaltam os arquitetos.


Outro destaque é a arquitetura orgânica que se revela nas curvas, nas texturas naturais e na iluminação suave, criando ambientes fluidos e sensoriais e que evocam bem-estar. A preferência pelo design nacional e pelo uso de materiais locais imprime a identidade da equipe e reafirma a brasilidade dos projetos.

Publicidade

Leia Também:


Os arquitetos se apropriam também do Retail Design, que organiza fluxos de circulação e cria uma experiência de compra prazerosa. Além disso, a acessibilidade recebe atenção nos projetos, a exemplo da loja Zerezes em Vila Mariana, onde uma rampa suave conecta a calçada ao interior da loja de forma contínua e fluida.


“Acreditamos na porosidade como princípio: permitir que o espaço respire e dialogue, criando um varejo que não exibe apenas produtos, mas experiências.” Comentam os arquitetos.


Trajetória da dupla


Caio Bruno Carvalho é formado em arquitetura pela FAU/UFRJ, com mestrado em Preservação e Gestão do Património Cultural pela Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. Reconhecido pela sua investigação sobre o patrimônio afro-brasileiro e por desenvolver projetos em diversas áreas, incluindo arquitetura, cenografia e infraestrutura cultural.


João Pedro também é arquiteto formado pela FAU/UFRJ e tem experiência acadêmica na Universitat Politècnica de Catalunya (ETSAB/Barcelona). Atua no desenvolvimento de projetos residenciais, comerciais e culturais, com foco em soluções claras, viáveis e bem-resolvidas no detalhe. A parceria revela o cuidado na criação de espaços, identidades e experiências. 


Entre os trabalhos já realizados pelo Cajoo Studio estão o Festival Feira Preta no parque Ibirapuera, a galeria Casa Proeza, além do novo conceito das lojas onn e Lev, a recepção e a exposição da Sala dos Achados do Valongo, do MUHCAB - Museu da História e Cultura Afro-Brasileira e diversas unidades Zerezes.

 

Comentários:
Camila Manhães

Publicado por:

Camila Manhães

Jornalista em formação. Apaixonada por cultura, sustentabilidade e política. Inconformada com injustiças e desigualdades. Cantora de alma, com poesia correndo nas veias.

Saiba Mais

Quer divulgar sua pauta ou negócio?

Crie sua conta e divulgue suas pautas, artigos e seu negócio. Ganhe visibilidade e centralize sua comunicação de forma eficiente
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR