A atuação do CAJOO, nos últimos projetos arquitetônicos comerciais, insere práticas contemporâneas que se sobressaem, entre elas a ideia de porosidade Natural, que propõe espaços permeáveis e abertos às trocas constantes entre interior e exterior, permitindo a integração de luz, ventilação, movimento e natureza.
“Acreditamos na porosidade como princípio: permitir que o espaço respire e dialogue, criando um varejo que não exibe apenas produtos, mas experiências.” Ressaltam os arquitetos.
Outro destaque é a arquitetura orgânica que se revela nas curvas, nas texturas naturais e na iluminação suave, criando ambientes fluidos e sensoriais e que evocam bem-estar. A preferência pelo design nacional e pelo uso de materiais locais imprime a identidade da equipe e reafirma a brasilidade dos projetos.
Os arquitetos se apropriam também do Retail Design, que organiza fluxos de circulação e cria uma experiência de compra prazerosa. Além disso, a acessibilidade recebe atenção nos projetos, a exemplo da loja Zerezes em Vila Mariana, onde uma rampa suave conecta a calçada ao interior da loja de forma contínua e fluida.
“Acreditamos na porosidade como princípio: permitir que o espaço respire e dialogue, criando um varejo que não exibe apenas produtos, mas experiências.” Comentam os arquitetos.
Trajetória da dupla
Caio Bruno Carvalho é formado em arquitetura pela FAU/UFRJ, com mestrado em Preservação e Gestão do Património Cultural pela Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. Reconhecido pela sua investigação sobre o patrimônio afro-brasileiro e por desenvolver projetos em diversas áreas, incluindo arquitetura, cenografia e infraestrutura cultural.
João Pedro também é arquiteto formado pela FAU/UFRJ e tem experiência acadêmica na Universitat Politècnica de Catalunya (ETSAB/Barcelona). Atua no desenvolvimento de projetos residenciais, comerciais e culturais, com foco em soluções claras, viáveis e bem-resolvidas no detalhe. A parceria revela o cuidado na criação de espaços, identidades e experiências.
Entre os trabalhos já realizados pelo Cajoo Studio estão o Festival Feira Preta no parque Ibirapuera, a galeria Casa Proeza, além do novo conceito das lojas onn e Lev, a recepção e a exposição da Sala dos Achados do Valongo, do MUHCAB - Museu da História e Cultura Afro-Brasileira e diversas unidades Zerezes.
Comentários: