Espetáculo Gratuito “Baile Das Rosas Negras” Resgata Legado Feminino Negro Na Zona Leste De São Paulo
Inspirado no legado do grupo Rosas Negras – o departamento feminino da Frente Negra Brasileira, fundado em 1931 – e na vibração dos bailes blacks, o espetáculo BAILE DAS ROSAS NEGRAS – 1ª EDIÇÃO estreia em novembro com apresentações gratuitas pela Zona Leste da capital paulista.
Idealizado e concebido por Edi Cardoso, que está em cena ao lado dos atores Dudu Oliveira, Luzia Rosa e Marlei Madalena, o espetáculo cênico-musical faz do palco um território de aquilombamento contemporâneo, onde corpo, música e palavra se unem em um rito de **“matripotência”**.
Alegria E Resistência
Contemplado na 5ª Edição do Edital de Apoio à Cultura Negra de São Paulo, o espetáculo nasce do desejo de recontar a história dos bailes blacks paulistanos a partir do olhar e da presença das mulheres negras. Edi Cardoso lançou luz sobre as experiências de luta, resistência e celebração conduzidas por mulheres que, historicamente, foram apagadas desses registros.
Em BAILE DAS ROSAS NEGRAS – 1ª EDIÇÃO, “o corpo é manifesto, o riso é resistência e a batida é política”. Com música executada ao vivo por **Letícia Barbosa e Ronaldo Gama**, o espetáculo atravessa sonoridades afro-brasileiras e afro-latinas. Ao final de cada apresentação, o público é convidado a continuar o Baile com a **DJ Bia Sankofa**.
SERVIÇO | BAILE DAS ROSAS NEGRAS – 1ª EDIÇÃO
Duração: 120 minutos | Classificação: Livre | Ingresso: Gratuito.
- 21 e 22 de novembro (sexta e sábado), 20h: Okupação Coragem – Rua Vicente Avelar, 31 – Conj. Res. José Bonifácio.
- 23 de novembro (domingo), 18h: Casa das Quebradas – Rua Rio Breu, 50 – Vila Nova União.
- 28 de novembro (sexta-feira), 20h: CDC Vento Leste – Rua Dr. Frederico Brotero, 60 – Cidade Patriarca.
- 29 de novembro (sábado), 20h: Quilombo São Benedito – Rua Ovídio Lopes, 30 – Parque Boturussu.
- 30 de novembro (domingo), 18h: Centro de Cultura e Artes Batakerê – Rua Maria de Nazaré, 180 – Vila Santa Inês.
Comentários: