Áfricas - Sua fonte de notícias da comunidade negra

MOVER reúne 100 representantes das 47 empresas associadas no 1o Fórum Presencial de Líderes

Movimento negro

MOVER reúne 100 representantes das 47 empresas associadas no 1o Fórum Presencial de Líderes

Foco do evento foi avaliar um ano de atividades e traçar plano de ação para o 2º semestre

Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Lideranças de 47 associadas ao Movimento pela Equidade Racial – MOVER, entre as quais algumas das maiores empresas do Brasil, como Ambev, Nestlé, L´Oréal, Vale e Coca-Cola, se reuniram presencialmente pela primeira vez na segunda-feira, 27, no auditório da L´Oréal, no Centro do Rio de Janeiro, na região conhecida como Pequena África, onde fica também a sede do MOVER, para participar do 1o Fórum Presencial de Líderes.

Durante o encontro, cerca de 100 lideranças reafirmaram seu compromisso com a redução das desigualdades no ambiente corporativo e na sociedade em geral, avaliaram os avanços obtidos em relação às 10 diretrizes criadas para alinhamento das empresas às metas e propostas do MOVER e traçaram planos de ação para o segundo semestre deste ano.

Entre as ações previstas para este período, estão treinamentos voltados a profissionais de RH e Marketing das associadas com foco em processos de recrutamento e desenvolvimento mais inclusivos. Os treinamentos serão realizados em julho e agosto, envolvendo mais de 800 profissionais. Outra iniciativa, prevista para setembro, é o lançamento do Coletivo MOVER, um projeto-piloto de capacitação e conexão com o mercado de trabalho para 5.000 jovens negros.

O 1º Fórum Presencial de Líderes marcou também a comemoração de um ano do Manifesto que deu origem ao lançamento do MOVER. No Manifesto, as empresas assumem o compromisso público de trabalhar de forma propositiva e colaborativa como agentes de transformação na agenda da equidade racial, trilhando uma jornada coletiva de combate ao racismo estrutural existente no país.

Da programação do evento, fez parte ainda o debate “Papo Aberto” entre as lideranças das empresas associadas e cinco convidados. Entre eles, Caroline Sodré, líder de Diversidade e Inclusão na Farm Rio e apresentadora do Preto a Porter no UOL, que mediou os debates; Juliana Kaiser, diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Rio) e da Trilhas de Impacto; Maiko Pinheiro, sócio da Pan African Vision e Head de Negócios no Templo.cc; a advogada Renata Westminster Shaw, sócia-fundadora da Westminster Shaw; e a empresária Dida Nascimento, criadora do Dida Bar e Restaurante, com receitas de inspiração afro-brasileira.

Outro ponto alto da agenda foi a visita dos participantes do Fórum à região conhecida como “Pequena África”, que compõe o Circuito Histórico e Arqueológico de Celebração da Herança Africana. Em grupos coordenados pelo professor e historiador da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Flávio Cardoso, os líderes fizeram uma visita guiada a locais como a Pedra do Sal, o Cais do Valongo e o Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos.

FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Luiz Rodrigues
Comentários:

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )