Áfricas - A NOSSA agência de noticia preta

Segunda-feira, 15 de Julho de 2024

Negras e Negros

Celebração e Reflexão: Dia da Consciência Negra

Redação .
Por Redação .
/ 78 acessos
Celebração e Reflexão: Dia da Consciência Negra
Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

BAIXE agora o APP Áfricas  [ CLIQUE  AQUI ]
Siga nosso NOVO CANAL no WhatsApp 
Siga-nos no Instagram

Dia da Consciência Negra para todos

Todo domingo compartilho com meus seguidores um vídeo com um convite: “bora refletir?” e há algumas semanas atrás perguntei como as pessoas costumam comemorar as pequenas conquistas do dia a dia. É bem comum esperarmos grandes feitos ou conquistas enormes para comemorar! Mas, por diversas vezes, esquecemos ou negligenciamos o que conquistamos diariamente e o que nos leva a realizações maiores.

Recebi algumas respostas de pessoas que já conseguem fazer isso com mais naturalidade no dia a dia, porque entenderam o valor dessas conquistas. Mas, também recebi diversos relatos sobre a dificuldade de olhar para essas conquistas com mais carinho e celebrá-las.

O Passo à Frente: Dia da Consciência Negra

Durante minha passagem por Nova York, em um encontro dos Jovens Líderes Globais, do Fórum Econômico Mundial, recebi a notícia que o Dia da Consciência Negra passaria a ser feriado nacional. O Projeto de Lei, aprovado pela Câmara dos Deputados com 286 votos a favor, ainda segue para ser sancionada pelo Presidente da República.

Publicidade

Leia Também:

Quando recebi a notícia, pensei: estava mais do que na hora! Um passo adiante frente a tantos que ainda precisamos dar. O Dia da Consciência Negra é feito justamente para convidar as pessoas a refletir sobre os avanços que ainda precisamos enquanto sociedade em prol do alcance da igualdade.

Luta por Representatividade e Conquistas

Um estudo feito pelo Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) afirmou que, no ritmo em que estamos - de distribuição de acessos e oportunidades - vamos demorar 167 anos para alcançar a igualdade racial.

Apesar dos avanços que ainda precisamos, também é importante comemorar as pequenas vitórias que fazem parte dessa trajetória.

Lutamos por anos para que houvesse mais representatividade e consciência negra e indígena dentro da política, justamente para que pudessem levar as pautas que eram negligenciadas no passado e outras tantas que ainda são no presente. Celebrar cada passo nos oxigena e nos dá força pra continuar lutando por um mundo melhor.

Sobre o ID_BR

Fundada em 2016, o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) é uma organização sem fins lucrativos, pioneira no Brasil e 100% comprometida com a aceleração da promoção da igualdade racial.

Por Luana Génot

BAIXE O APP

FONTE/CRÉDITOS: Luana Génot
Comentários:
Redação .

Publicado por:

Redação .

Saiba Mais