GOOGLE Não perca nossas próximas notícias

Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰

A primeira edição da Celebração da Consciência Negra "Escrava Ana Rosa na Capital dos Maracatus Rurais" ocorre entre os dias 3 e 7 de novembro em Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. O evento inédito homenageia a história de Ana Rosa, mulher negra escravizada que foi executada em praça pública no município.

A programação cultural gratuita reúne uma série de atividades voltadas ao resgate da memória e à valorização da cultura afro-brasileira. Durante os cinco dias de festival, o público poderá participar de oficinas de dança afro, feira cultural e debates sobre igualdade e história regional.

Cultura e tradições locais

Além das discussões e workshops, a celebração contará com apresentações musicais e o tradicional cortejo de maracatus rurais, um dos principais patrimônios artísticos da cidade. Segundo relatos locais, Ana Rosa teria sido morta em 1885 após a acusação de envenenar o homem que a escravizava.

Publicidade

Leia Também:

FONTE/CRÉDITOS: Washington Andrade