BAIXE agora o APP Áfricas [ CLIQUE AQUI ]
Siga nosso NOVO CANAL no WhatsApp
Siga-nos no Instagram
Novembro Negro: falta de representatividade de mulheres negras nos Conselhos empresariais
Alerta sobre a falta de representatividade
Liliane Rocha, CEO e Fundadora da Gestão Kairós, alerta sobre a urgência de aumentar a representatividade racial nos Conselhos das instituições.
Persistência da falta de representatividade
No Brasil, apesar da celebração da Consciência Negra em novembro, a falta de representatividade da população negra nos cargos de tomada de decisão persiste, especialmente no caso das mulheres negras.
Lacuna de representatividade
De acordo com o estudo Diversidade, Representatividade e Percepção – Censo Multissetorial da Gestão Kairós 2022, apenas 3% de mulheres negras ocupam cargos de liderança, evidenciando a lacuna de representatividade.
Ausência nos Conselhos empresariais
Além disso, a pesquisa Diversidade nos Conselhos das empresas brasileiras do IBDEE revela que apenas 2% das pessoas negras estão presentes nos Conselhos, e a participação de mulheres negras é praticamente inexistente.
Inclusão além das vagas de entrada
Liliane Rocha ressalta a importância de uma atuação efetiva e consistente para promover mudanças reais na sociedade. Ela enfatiza que a inclusão deve ir além de apenas vagas de entrada e alcançar cargos de liderança, como gerência, diretoria, presidência e Conselhos.
Gestão da Diversidade como solução
A CEO defende a Gestão da Diversidade como metodologia crucial para avançar na inclusão e diversidade, não apenas nas empresas, mas também em outros setores. Ela acredita que só assim será possível alcançar uma evolução efetiva e reduzir os episódios de preconceito e exclusão.
Atuação e objetivos de Liliane Rocha
Liliane Rocha, com sua atuação em diferentes Conselhos, busca reduzir a desigualdade e ampliar a representatividade das mulheres negras. Ela enfatiza a necessidade de trabalhar diariamente pela igualdade racial, indo além do mês da Consciência Negra.
Reforço da urgência de ações
No mês da Consciência Negra, é crucial reforçar a urgência de acelerar iniciativas de Diversidade, combatendo o preconceito e promovendo a igualdade racial em todos os setores da sociedade.
Comentários: